Jan 2022
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jan 2022
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Em busca de sustentabilidade, projeto quer reduzir descarte irregular de esgoto

Para permitir que muitos produtores rurais adotem a ideia do Projeto, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, desenvolvido pela Fortlev. O sistema, trata o esgoto por meio de micro-organismos e previne o despejo do material bruto em leitos de rios.

As cooperativas atuantes no segmento agro do estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, serão parceiras do Projeto.

O equipamento fica acoplado sob o solo, somente sua tampa fica visível, para permitir a limpeza de forma acessível aos produtores. Ainda, o esgoto em tratamento no biodigestor não tem contato com o solo, protegendo a natureza de qualquer contaminação.

“É crescente a preocupação com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais e suas famílias. O projeto “Água Limpa + Saúde” reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de apoiar os agricultores a garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Como funcionará o financiamento?

O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. O produtor poderá financiar o biodigestor em até 36 vezes, sem juros.

Alecsandro Casassi, Superintendente Operacional do Sicoob Central ES estima que a instituição vai financiar o montante de R$ 5 milhões em biodigestores. “Para os primeiros mil equipamentos financiados, o Sicoob fará a bonificação dos juros para os associados que pagarem em dia as parcelas do financiamento. O montante do investimento previsto em bonificação dos juros e de comunicação é de R$ 600 mil”, complementa.

“Esta é mais uma dentre tantas outras iniciativas no campo ambiental e social que o Sicoob desenvolve, o que diferencia é que estamos realizando com vários parceiros cooperativos e a Fortlev, e esperamos a adesão de muitos outros ao longo de 2022, inclusive de prefeituras, pois poderá ajudar a resolver o problema em pequenas comunidades rurais”, conclui o superintendente.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas