Mar 2023
29
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2023
29
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Agro é um dos pilares da economia brasileira

Mais de 98 milhões de pessoas estavam ocupando postos de trabalho em 2022. Com isso, a participação do agro foi de 19,35%, de acordo com os dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No ano mais crítico da pandemia da Covid-19 o agronegócio gerou 17,48 milhões de empregos. No ano seguinte, o número aumentou para 18,46 milhões de trabalhadores.

“Esse resultado evidencia que as ocupações perdidas em 2020 em decorrência dos desdobramentos da pandemia de covid-19 já foram totalmente recuperadas, superando até mesmo os contingentes observados antes da crise sanitária. Ressalta-se que o movimento de recuperação dos postos de trabalho já vinha sendo observado ao longo de 2021 e se consolidou em 2022”, destacou o Cepea no comunicado.

O agronegócio nacional vivenciou uma boa conjuntura entre 2020 e 2021, o que influenciou positivamente a geração de empregos. “Em 2022, o agronegócio brasileiro conseguiu avançar em termos de faturamento, o que ajuda a explicar o resultado observado para o mercado de trabalho”, disse.

Os postos de trabalho com carteira assinada cresceram expressivos 8,3%, quase 548 mil pessoas) e sem carteira assinada 9,9%, mais de 312 mil. No primeiro caso, o segmento que mais contribuiu para o aumento foi o de agrosserviços, que contratou 237 mil pessoas.

No segundo caso, que corresponde à parcela de trabalhadores informais no setor, a maior contribuição também foram os agrosserviços (expansão de 19,2% ou 159,98 mil pessoas), mas também houve participação da agropecuária e da agroindústria.

As informações foram divulgadas com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD).

Acompanhe também no Instagram e no Youtube

Reveja o programa Agro Business

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas