Fev 2024
29
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fev 2024
29
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

 

Organização estima um público de 100 mil visitantes

No local, terá exposição de animais e máquinas, implementos e serviços agrícolas, agroindústria, artesanato, culinária e programação com as temáticas rural e ambiental. Com o tema “Negócios, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação”, o evento deste ano é ainda maior que a edição passada.

Os primeiros três dias serão exclusivos para o setor pecuário, com a realização de concursos leiteiros, provas de ranqueamento e outras atividades. De 4 a 7 de abril, o evento abrirá as portas ao público em geral, oferecendo uma programação voltada não apenas para os produtores rurais, mas também para os interessados em conhecer mais sobre o campo.

Esta será a 5ª edição regular da ExpoSul, contando com a participação estimada de 600 expositores (20% a mais que em 2023), entre produtores rurais, micro e pequenos empreendedores e instituições públicas e privadas. A expectativa é que o público supere os 100 mil visitantes.

“As parcerias têm sido essenciais para a realização de grandes eventos, como a Exposul Rural. Para este ano, seguimos com o mesmo propósito de proporcionar uma celebração ao homem do campo e aos negócios associados ao meio rural, buscando não apenas criar uma feira memorável, mas também promover o desenvolvimento econômico e cultural de nossa região”, destaca o prefeito Victor Coelho.

A ExpoSul também já teve 8 edições especiais (3 Leite, 3 Gastronomia e 2 RaízES). A edição 2024 do evento ocupará o dobro de área do ano passado, incluindo tendas e áreas abertas, entre pistas para cavalos e outras atividades ao ar livre. Ao todo, a área da ExpoSul Rural será de mais de 50 mil m².

O evento tem o agro como principal eixo e agrega agroindústrias, agroturismo, máquinas e equipamentos, energia solar, soluções em irrigação, consultorias, cooperativas e bancos, oferecendo ao produtor rural todas as possibilidades de conhecimento, negócios e trocas de experiências.

A Exposul Rural abre espaço também para micro e pequenos empreendedores dos setores de alimentação, diversão e artesanato. Palestras e minicursos vão acontecer em um auditório climatizado e na Arena aberta, que receberá também apresentações culturais.

“A cada ano, a ExpoSul Rural se firma como um elo vital para o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento do homem do campo, proporcionando oportunidades, conhecimento e avanços que impulsionam a prosperidade em nossa comunidade rural.”, expressa o presidente Sindicato Rural Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.

A pecuária de leite vem com força total, com exposição ranqueada Girolando e Gir, Concurso Leiteiro e grande participação de produtores e empresas do setor. Haverá, também, exposições ranqueadas e não ranqueadas de gado de corte. As provas de cavalos vêm fortalecidas. O Circuito Equestre Exposul Rural terá provas de Laço Campista, Ranch Sorting e a especializada Mangalarga Marchador. Um Encontro Estadual de Muladeiros completa a programação.

“A pecuária teve um crescimento mais expressivo neste ano. Serão duas exposições ranqueadas de gado de leite, uma da raça girolando e outra da raça Gir Leiteiro. Além disso, o evento terá dois concursos leiteiros, das mesmas raças. No total, devem ser cerca de 350 animais em exposição, num crescimento superior a 50% em relação a 2023. A raça Mangalarga Marchador volta à Exposul Rural após 4 anos de ausência, com expectativa de 200 cavalos na pista”, Zaira de Andrade Paiva, diretora do Clube Capixaba, organizador do evento.

A Exposul Rural é uma realização do Sindicato Rural e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Entre os parceiros, destacam-se Faes/Senar/Sindicatos, as cooperativas Selita, Sicoob, Cacal e Cafesul, a OCB-ES, Banestes e o Governo do Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas