O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou a liberação de R$ 1 bilhão em financiamentos voltados ao agronegócio capixaba no novo Plano Safra 2025/2026. Os recursos terão destino para os produtores rurais e cooperativas do Estado, com foco no fortalecimento das atividades agrícolas e pecuárias, além do estímulo a novas culturas e criações.
O lançamento oficial do plano ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, em cerimônia promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Além disso, o evento contou com a presença de autoridades do Executivo estadual, representantes do setor e da equipe do Banestes.
Pequeno produtor
As linhas de crédito contemplam tanto o custeio da produção, por exemplo aquisição de insumos, tratos culturais e manutenção de atividades, quanto investimentos em máquinas, equipamentos, animais, construções e reformas. A expectativa é de que 30% do valor total seja destinado exclusivamente à agricultura familiar.
“Na próxima safra, o Banestes segue acreditando no produtor rural capixaba e ampliaremos o nosso portfólio de produtos destinados ao pequeno produtor”, afirmou o diretor de Negócios do Banestes, Carlos Artur Hauschild.
De acordo com o diretor, o banco também vai iniciar a contratação de linhas de investimento com recursos do BNDES. Isso irá reforçar o processo de retomada da carteira de crédito rural da instituição.
Condições facilitadas e incentivo à regularização ambiental
As condições de financiamento incluem taxas reduzidas e condições especiais, o que, segundo o banco, contribui para ampliar a competitividade dos produtores locais.
O gerente de Crédito Rural do Banestes, Fernando Aloquio, reforçou que a instituição conta com parceiros privados para assessoria técnica e elaboração de projetos.
Além disso, o gerente explicou que produtores com regularidade socioambiental podem obter descontos nas taxas de juros.
Existe a possibilidade de desconto na taxa contratada, caso o produtor apresente regularidade no Cadastro Ambiental Rural ou comprove a aplicação de alguma prática sustentável em sua propriedade
Fernando Aloquio
Como acessar o crédito
Qualquer produtor rural pode solicitar financiamento, desde que comprove:
- Posse de propriedade rural com exploração econômica;
- Situação regular no Imposto Territorial Rural (ITR) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- Outorgas e licenças ambientais necessárias;
- Para linhas de investimento, é exigido projeto técnico com viabilidade econômica, elaborado por profissional habilitado.
Na safra anterior (2024/2025), o Banestes já havia concedido mais de R$ 700 milhões em crédito rural.