
A Prefeitura de Alegre, no Sul do Espírito Santo, lançou o edital para seleção da empresa que vai implantar o projeto de Cidade Inteligente no município. A iniciativa contempla a modernização da iluminação pública, implantação de usina solar, infraestrutura de telecomunicações, além de monitoramento urbano e wi-fi gratuito em espaços públicos. As propostas devem ser enviadas até o dia 1º de setembro.
Conforme divulgado, o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) terá duração de 25 anos e prevê um investimento estimado em R$ 13 milhões por parte do parceiro privado. A modelagem do projeto teve coordenação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).
De acordo com o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, a PPP representa um passo estratégico rumo ao desenvolvimento sustentável da região.
O projeto traduz em ações concretas na busca por inovação e eficiência na gestão pública. Trabalhamos para construir uma modelagem robusta, capaz de dar segurança jurídica e confiança aos investidores, mas, acima de tudo, para garantir ao município serviços públicos melhores, com menor custo e resultados duradouros para a população. Alegre tem vocação para crescer, e essa concessão abre portas para um futuro ainda mais promissor.
Marcos Kneip, diretor de Negócios do Bandes
Além disso, o prefeito de Alegre, Nemrod Emerick, conhecido como Nirrô, destacou o caráter inovador do projeto. “Estamos iniciando uma transformação que vai muito além da modernização da infraestrutura — estamos falando de uma cidade mais conectada, eficiente e segura”, destacou Emerick.
Estrutura da Cidade Inteligente
O projeto prevê a eficientização de 100% do parque de iluminação pública, com 3.954 pontos modernizados. A usina fotovoltaica atenderá 116 unidades consumidoras municipais. Outros destaques incluem:
- 20 km de fibra óptica, conectando prédios públicos;
- 80 câmeras de videomonitoramento, ampliando a segurança urbana;
- Wi-fi gratuito em locais públicos e de grande circulação.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto, o edital marca a conclusão de uma jornada estruturada com responsabilidade e diálogo.
O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Alegre.