
A alta temporada no Espírito Santo, impulsionado pelo movimento de fim de ano, o turismo e foodservice, apresenta projeções positivas com um aumento de 20% no faturamento, 10% em relação a 2024, e além disso, o período deve gerar 3 mil novas vagas de emprego temporárias, segundo o Sindbares/Abrasel-ES.
As vagas devem contemplar serviços como bares, restaurantes, cafeterias e outros estabelecimentos de alimentação em todo o Estado.
No Espírito Santo, o bom momento é impulsionado pelo aumento do turismo em destinos como Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e as cidades de montanha. Elas registram alta ocupação e atraem visitantes em busca de gastronomia, lazer e experiências.
Segundo o Sindbares/Abrasel-ES, esse movimento não apenas eleva o consumo, como também favorece a consolidação de novos formatos e oportunidades.
Para o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Rodrigo Vervloet, o cenário é promissor.
Estamos diante de uma temporada que consolida o Espírito Santo como destino gastronômico, com forte impacto na geração de empregos e na ampliação das oportunidades de negócios. A expectativa é que o próximo ano mantenha essa curva de crescimento, com o setor cada vez mais preparado para atender a um consumidor que valoriza qualidade, inovação e boas experiências.
Rodrigo Vervloet, presidente do Sindbares/Abrasel-ES
Segundo a Abrasel, o mercado de food-service no Brasil movimentou R$455 bilhões em 2024.