Economia

Alto Representante da UE reitera compromisso por acordo do bloco com Mercosul

As posições foram abordadas em reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França

Alto Representante da UE reitera compromisso por acordo do bloco com Mercosul Alto Representante da UE reitera compromisso por acordo do bloco com Mercosul Alto Representante da UE reitera compromisso por acordo do bloco com Mercosul Alto Representante da UE reitera compromisso por acordo do bloco com Mercosul
Foto: Agência Brasil

Em visita ao Brasil, o Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, reiterou o compromisso do bloco de finalizar o Acordo UE-Mercosul. Em comunicado, o chefe da diplomacia europeia sublinhou o potencial do acerto para fortalecer a relação entre as duas regiões de uma forma abrangente e expandir a cooperação em áreas de interesse comum, como tornar as cadeias de valor mais ecológicas e a transformação digital.

As posições foram abordadas em reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França.

Segundo o comunicado, na ocasião Borrell também indicou a disponibilidade para tratar em conjunto o impacto da pandemia de covid-19 e “promover conjuntamente uma recuperação verde”.

De acordo com o documento, o crescente papel do Brasil como fornecedor de vacinas também foi destacado, ressaltando que a solução para a pandemia está na quantidade máxima de produção local na América Latina.

O Alto Representante se reuniu ainda com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o líder do Senado Rodrigo Pacheco e com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Segundo o comunicado, os encontros foram uma “oportunidade de reafirmar a relevância das relações UE-Brasil e UE-América Latina, e de enfatizar a necessidade de uma cooperação mais estreita para enfrentar os desafios globais, particularmente em mudanças climáticas, meio ambiente e recuperação pós-covid-19”.

Na quinta-feira, Borrell deu boas-vindas aos compromissos ambientais recentes do Brasil, como atingir a neutralidade na emissão de carbono até 2050, zerar o desmatamento ilegal até 2028 e conseguir uma “significativa” redução de 50% nas emissões de gases que causam efeito estufa até 2030.