
O que significa ter sucesso nos negócios? Para o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, e para o filho, Americo Buaiz Neto, vice-presidente da Rede Vitória, a resposta vai muito além do lucro. Em conversa franca no podcast Digaí, os dois revelaram que propósito, inovação e legado familiar são os verdadeiros pilares que sustentam suas trajetórias empresariais.
Assista à entrevista completa no vídeo abaixo:
No episódio, pai e filho compartilharam histórias pessoais, lembranças de infância e os desafios da sucessão em uma das famílias empresariais mais tradicionais do Espírito Santo. Entre reflexões sobre a importância de se reinventar e o papel da família nos negócios, os Buaiz deixaram claro: “mais do que crescer, é preciso fazer diferença na vida das pessoas”.
Com o tema “Negócios, Família e Sucessão”, os dois falaram sobre a necessidade constante de se reinventar em um mercado empresarial em permanente ebulição e transformação.
Pai e filho carregam o nome do patriarca da família e, para Americo Filho, que “é” ou “está” empresário, como ele mesmo diz, é importante manter sempre a curiosidade e o desejo de evoluir para que as bases de um negócio estejam sempre sólidas.
Com 50 anos de Grupo Buaiz e contando, o empresário deixa claro: é preciso se tornar um ser mutante para desenvolver suas habilidades.
Eu sou um ser mutante, gosto de estudar, gosto de ter contato com novas coisas e, mesmo na vida empresarial, gosto de fazer coisas relevantes no sentido de fazer diferença na vida das pessoas. Não sou daqueles que buscam o dinheiro como a meta para fazer qualquer empreendimento.
Americo Buaiz Filho
Nascido em Vitória, o empresário é formado em Economia, além de contar com MBA na área, e divide todas as frentes mais diversificadas de negócios da família com a esposa Mariana e com os quatro filhos: Marcus, Americo Neto, Eduarda e Ana Maria.
Este vínculo familiar é fundamental para que projetos avancem, como explica o empresário. Mesmo assim, é necessário manter uma certa separação entre trabalho e vida pessoal para garantir harmonia nas duas esferas da vida.
“É curioso, porque muitos ficam surpresos: ‘Americo, como você trabalha com sua mulher?’ Ora, ela é minha mulher. A gente viaja com muita frequência juntos e não é nem de longe o papo prevalente, mas ela se transformou em uma empresária. Ela tem um olhar empresarial, captura coisas que eu não capturo. Aliás, nós todos temos olhares diferentes e complementares”, contou.
O que é sucesso?
Para o empresário, sucesso é algo que precisa ser definido e esta definição pode surgir de diversas formas e, principalmente, escolhas.

A avaliação de Americo Filho para o sucesso, em seu caso pessoal, surgiu quando decidiu que não queria necessariamente ser um empresário grande, mas se envolver em negócios que faziam sentido para ele.
“Eu gostaria de ser um empresário relevante, que fizesse coisas diferenciadas, fui escolhendo algumas coisas, outras coisas me escolheram. Eu jamais fiquei em um negócio com o qual não me identificava, independentemente do dinheiro que desse, desde o primeiro momento com meu pai, minha lógica foi essa”, frisou.
Aprendizado que começou cedo
Americo Neto, filho caçula, começou desde cedo a aprender com o pai como funciona o mundo empresarial. Segundo ele, as primeiras “aulas” tiveram início ainda na infância.
Ele relembra que os primeiros contatos ocorreram durante verões passados em Guarapari, quando o pai separava alguns dias para que os dois pudessem trabalhar juntos.
Quando a gente tinha as reuniões, em alguns momentos ele me perguntava assim: ‘o que você decidiria? O que você faria com esse cenário?’ E assim fui aprendendo, e eu acho que nunca tive uma oportunidade melhor do que essa para ter aprendido.”
Americo Buaiz Neto
O interesse pelo lado empresarial se manteve por toda a vida, como conta o vice-presidente da Rede Vitória, que sempre foi fascinado pelo trabalho de startups e chegou, inclusive, a fundar uma com amigos.
O interesse por inovação se manteve vivo ao longo dos anos e apenas se intensificou quando passou a fazer parte do Hugb, hub de inovação da Rede Vitória.
“Voltei a ter contato com a inovação através da Hugb, que é uma empresa que hoje atende o Grupo Buaiz, e hoje estou na Rede Vitória. A Hugb me proporcionou este caminho para eu estar na Rede Vitória”, ressalta.
Resolvendo problemas
Ainda segundo Americo Neto, a vida profissional acabou lhe rendendo novas responsabilidades e, por incrível que pareça, um certo gosto por desafios.
Segundo o jovem, ele começou a gostar de resolver problemas no mundo empresarial. “Eu acabei gostando muito. Normalmente, quando os debates vinham à mesa por questão de normalidade, meus pais debatiam como resolver. Eu fui criado quase que com uma obsessão de entender como esses problemas eram resolvidos”, disse.