As vendas do Dia dos Namorados, no próximo dia 12 de junho, devem ser contidas este ano. Isso por que o comércio capixaba espera um aumento de 0,5% a 1% nas vendas este ano, se comparado com o ano passado – período em que se registrou crescimento de 2%, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
O cenário econômico brasileiro contribuiu para a previsão, segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri. “As vendas devem seguir desaquecidas, mas ainda temos expectativas de crescimento. O setor segue receoso devido à desaceleração e decorrente estagnação na economia do país, que desencadeou um consumidor ausente de confiança, além da inflação e juros altos, ou seja, um panorama incerto para as vendas, inclusive para o segundo semestre”, destaca.
A data é considerada a terceira melhor para o comércio e movimenta o comércio de artigos femininos e masculinos. Entre os setores que deverão ser mais procurados estão vestuário e calçados, floriculturas, eletroeletrônicos, além de bares e restaurantes.
Para alavancar as vendas, os lojistas apostam em promoção relâmpago, oferecendo descontos nos produtos, o que pode estimular as vendas. As lojas devem ainda oferecer diferentes formas de pagamento, a vista ou parceladas como, por exemplo, no cartão de crédito.