O ParkLogBR/ES já tem um chefe para tocar as ações com potencial para transformar o ES em hub logístico. Anderson Abreu, ex-gerente de Relações Institucionais da VLI, já assumiu o cargo de diretor executivo do ParkLog. Ele terá como missão dar tração ao complexo em Aracruz. Isso significa executar o plano estratégico que reunirá portos, estaleiros, ZPE privada, rodovias, ferrovias e aeroportos regionais, formando um cluster logístico-industrial de padrão internacional. Um local onde toda a logística tem que funcionar.
Anderson Abreu tem mais de 25 anos de trajetória nos setores de logística, mineração, infraestrutura e indústria, com atuação estratégica em Relações Institucionais. Além da VLI ele também passou pela Vale. Abreu é contador com pós-graduação em Auditoria, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Tem ainda formação internacional em Valor Compartilhado pela Harvard Business School e especialização em Direito das Agências Reguladoras pela FGV entre outras formações. Ou seja, tem o perfil de executivo de mercado traçado ainda na concepção da plataforma logística.
Processo minucioso
Segundo fontes do Conselho Estratégico do ParkLog, o processo de seleção foi minucioso. Do mesmo modo, a escolha de Anderson foi para colocar em prática a estratégia e tracionar o ParkLog. “Acreditamos que ele é um profissional extremamente qualificado. Ele assumiu as funções no início deste mês e já está trabalhando para desenvolver a região”, disse a fonte que pertence a uma das entidades do Conselho Estratégico.
O Conselho Estratégico do ParkLog é composto por entidades como a Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Findes e Fecomércio. Compõem ainda o conselho, ES em Ação, Associação do Desenvolvimento Empresarial do ES, prefeituras da região, Sindiex, Fetransportes, entre outras.
A área primária do ParkLog inclui Aracruz, Linhares, Serra, Colatina, Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Jaguaré, Marilândia, bem como Sooretama. Do mesmo modo, esses municípios já concentram ativos industriais e infraestrutura logística.
O projeto não apenas organiza investimentos já em andamento, como também cria uma estrutura permanente de governança e desenvolvimento sustentável, preparando o Espírito Santo para se firmar como solução logística para o Brasil e para o comércio internacional.
Como o ParkLog é importante
De acordo com o plano, o ParkLogBR/ES conta com 30 ações prioritárias distribuídas em seis pilares, entre eles expansão da infraestrutura, capacitação profissional, inovação, sustentabilidade e integração multimodal.
O primeiro pilar é o desenvolvimento da infraestrutura e ampliação da hinterlândia (conjunto de terras situadas no interior). Entre as ações estão a duplicação de trechos da BR-101, a conclusão dos contornos de Aracruz, bem como a ampliação do ramal ferroviário de Piraqueaçu. E ainda a consolidação das operações no aeroporto de Linhares. Também está prevista a expansão da rede elétrica regional e a atração de novas cargas e negócios.
O segundo pilar trata do desenvolvimento dos serviços de uso comum, com foco em eficiência logística. O plano prevê instalações de apoio para veículos de carga, melhorias no transporte de trabalhadores para portos, bem como implantação de planos de ajuda mútua e contingência. Do mesmo modo a instalação de centros de inovação e negócios.
Novo terminal urbano
O terceiro pilar é a gestão sustentável das áreas de expansão, que inclui a revisão do Plano Diretor de Aracruz, o apoio à elaboração de novos PDMs em municípios vizinhos e o monitoramento da ocupação de áreas estratégicas. A criação de um terminal urbano e rodoviário integrado ao ParkLog está entre as prioridades.
O quarto pilar foca nas conexões e gestão dos fluxos de veículos. Estão previstas melhorias nos acessos rodoviários ao ParkLog, como intervenções na BR-259, ES-010 e ES-445, além da ligação da ES-115 à ES-124. Também faz parte das ações a integração combinando rodovias, ferrovias e transporte portuário.
O quinto pilar é a interlocução e governança. Ele contempla ações como compatibilizar a criação da nova Área de Proteção Ambiental do Rio Doce com a expansão do ParkLog. E ainda, estruturar o licenciamento ambiental e ampliar a presença de serviços aduaneiros próximos aos portos.
O sexto pilar trata da formação e qualificação profissional, com o mapeamento da demanda por mão de obra e a oferta de cursos especializados em parceria com Senai, Senac, IFES e outras instituições.