Economia

Aneel autoriza operação de mais uma turbina em Jirau

Aneel autoriza operação de mais uma turbina em Jirau Aneel autoriza operação de mais uma turbina em Jirau Aneel autoriza operação de mais uma turbina em Jirau Aneel autoriza operação de mais uma turbina em Jirau

São Paulo – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quinta-feira, 09, o início da operação comercial de mais uma turbina a ser instalada na hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO). O equipamento tem capacidade instalada de 75 MW e pode operar em caráter comercial a partir desta quinta-feira.

A hidrelétrica de Jirau terá capacidade instalada de 3.750 MW, gerada a partir de 50 turbinas com capacidade de 75 MW.

Neste momento, a geração em caráter comercial já se aproxima de 1.000 MW, número que deve superar 1.500 MW até o final de dezembro. A expectativa do consórcio responsável pelo projeto é ter entre 20 e 24 turbinas em operação comercial ao final do ano. A energia assegurada de Jirau é de 2.185 MW médios.

O projeto tem como sócios a GDF Suez, com 40%, além de Chesf, Eletrobras e Mitsui, com 20% cada.