Economia

ANP tira bloco Rio Doce da 4ª rodada de marginais, afetado por lama da Samarco

Em seminário jurídico e fiscal realizado nesta quinta-feira, 26, na sede da agência reguladora, no Rio, foi informada a exclusão da área. A taxa de participação será devolvida

ANP tira bloco Rio Doce da 4ª rodada de marginais, afetado por lama da Samarco
Lama fez com que reservatório de petróleo, localizado no distrito de Povoação, em Linhares, fosse retirado do leilão Foto: Divulgação/Governo

Rio – O vazamento de lama de rejeitos da mineradora Samarco gerou prejuízo à atividade econômica de petróleo e gás natural. Um bloco que seria oferecido na 4ª Rodada de Acumulações Marginais em maio foi retirado do leilão, porque a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) considerou que o reservatório, localizado no distrito de Povoação, no município de Linhares (ES), foi afetado pela lama.

Em seminário jurídico e fiscal realizado nesta quinta-feira, 26, na sede da agência reguladora, no Rio, foi informada a exclusão da área. A taxa de participação será devolvida, corrigida pela Selic, paga por investidores que demonstraram intenção de concorrer por ela.

O bloco Rio Doce está localizado em terra, próximo ao campo de futebol local, e possui poços perfurados a partir de 1980. A ANP informou ainda que “a área está inserida no Mosaico da Foz do Rio Doce, que é formado por unidades de conservação. Os poços, em sua grande maioria, encontram-se em áreas de fácil acesso e próximas de residências”.

Em relatório no qual ressalta a sensibilidade de cada poço existente no bloco, o órgão ambiental local, o Inema, fez uma série de ressalvas que devem ser consideradas para que o investidor consiga o licenciamento. A operação de alguns desses poços exige medidas especiais, por conta do risco de vazamento de óleo em manguezal; da presença de moradores no entorno, que devem ser realocados; e da proximidade do mar.

Segundo o Inema, a área está inserida “em zona de prioridade extremamente alta para conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade brasileira”.

Facilidades

Durante o seminário, a ANP apresentou ainda uma mudança nas condições do leilão, em comparação com rodadas anteriores de blocos marginais. A garantia a ser apresentada pelos candidatos à concessão será equivalente a 30% do programa de trabalho inicial (PTI). No pré-edital, a garantia foi estipulada em 100% do PTI. As garantias são acionadas quando o investidor desiste do projeto no meio do caminho, o que passa a custar menos com essa mudança.