Economia

Após carta para Trump, prefeito do ES celebra isenção parcial para setor de rochas

Em publicação nas redes sociais, Theodorico Ferraço celebrou a isenção parcial e informou que a notícia traz fôlego ao Espírito Santo

Leitura: 3 Minutos
Reprodução/Prefeitura de Cachoeiro
Reprodução/Prefeitura de Cachoeiro

O prefeito de Cachoeiro de ItapemirimTheodorico Ferraço (PP), celebrou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar parcialmente o setor de rochas ornamentais do tarifaço de 50% aplicado aos produtos brasileiros.

Na lista de exceções está o quartzito, produto que representa 40% das exportações do setor de rochas naturais do Espírito Santo para os Estados Unidos.

Em publicação nas redes sociais, Theodorico celebrou a isenção parcial e informou que a notícia traz fôlego ao Espírito Santo. Apesar da boa notícia, o mármore e o granito seguem na lista do tarifaço e serão taxados em 50%.

“É uma notícia que traz fôlego, esperança e a certeza de que vale a pena lutar pelo que é nosso”, disse na publicação.

As exportações de quartzito do Brasil para os Estados Unidos atingiram um recorde de US$ 599,6 milhões em 2024.

Carta para Trump

No dia 15 de julho, seis dias após o anúncio do tarifaço, Theodorico enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos onde solicitou uma reavaliação de Trump sobre a aplicação das tarifas.

No documento destinado à Casa Branca, Theodorico alegou que a “a medida ameaça uma parceria comercial duradoura e próspera que beneficia ambas as nossas nações”.

Em relação ao município do Sul do Espírito Santo, “berço do renomado cantor
Roberto Carlos e do célebre escritor Rubem Braga”, o prefeito diz que trata-se, também, do “coração da indústria de rochas ornamentais do Brasil”, abrigando cerca de 600 empresas “dedicadas à extração e ao beneficiamento de mármore e granito”.

Demissões em Cachoeiro

Segundo levantamento da BBC Brasil, desde o início da tarifação, empresas deixaram de embarcar 1.200 contêineres de rochas brasileiras para os Estados Unidos e algumas delas já registraram demissões.

Uma delas foi em Cachoeiro, a Lime Stone, que chegou a cortar mais da metade do seu quadro de 57 funcionários, encerrando 31 contratos.

De acordo com a Prefeitura de Cachoeiro, o setor de rochas é responsável por cerca de 6,5 mil empregos no município e há 600 empresas ativas na cidade, que é o maior polo do Brasil. Os Estados Unidos são o principal destino de exportações.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.