Economia

Associação de franquias vê redes mais 'conservadoras'

Associação de franquias vê redes mais ‘conservadoras’ Associação de franquias vê redes mais ‘conservadoras’ Associação de franquias vê redes mais ‘conservadoras’ Associação de franquias vê redes mais ‘conservadoras’

São Paulo – A Associação Brasileira de Franchising (ABF) considera que a maioria das redes de franquias está mais “conservadora” quanto aos planos de expansão em número de lojas para 2014. A presidente da entidade, Cristina Franco, afirmou que o calendário atípico do ano afeta os planos. Ela participou de evento com varejistas em São Paulo.

Cristina respondeu sobre o ambiente de confiança dos empresários. “Não vejo as empresas pessimistas, porém mais conservadoras na expansão da rede”, ponderou. Na avaliação dela, o foco até o final do ano estará em aumentar a produtividade de lojas já abertas.

A entidade ainda não reuniu os números dos resultados dos associados no segundo trimestre do ano, mas no primeiro trimestre houve alta de 10% no faturamento. A executiva considerou que eventos como a Copa do Mundo e o efeito calendário da Páscoa (em abril este ano ante março em 2013) tendem a alterar os resultados. Ela afirmou que as redes mais beneficiadas pela Copa foram as de food service, enquanto franquias de educação e treinamento ficaram prejudicadas pelas férias antecipadas.