Todo mundo conhece o Thor da TV, aquele que anuncia as ofertas de “cinquenta conto”. A barba descolorida, as roupas chamativas e o estilo despojado são a marca do empresário de varejo Maycon Ramalhete, que garante mais duas ou três lojas até o fim do ano que vem no Estado. A escala 5×2 já ocorre nos setores administrativos da rede, mas deve passar também às operações de vendas.
Dos 330 funcionários da empresa, cerca de 260 atuam diretamente na operação de vendas nas quatro unidades já em operação em Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. Nesse sentido, o impacto da nova escala de trabalho será para todos, gradativamente.
Segundo o empresário, a alteração reduz margens de lucro, porém permite ampliar em 25% o número de colaboradores. A expectativa é qualificar atendimento, equipes menos sobrecarregadas bem como trabalhadores com mais tempo para a família. O fator apareceu em pesquisas internas, acima até de benefícios salariais tradicionais.
Entre as novas lojas, uma será em Vitória, na Reta da Penha, com 2 mil metros quadrados. Chegar à capital, para a rede, significa faturar mais. A meta é elevar o ticket médio de R$ 150 para até R$ 200, com faturamento 25% acima da média das demais unidades.
Em Vila Velha, a nova loja na Barra do Jucu terá 2,3 mil metros quadrados e vai oferecer 80 mil itens. Só de estoque serão mil metros quadrados. Para a nova loja de Vila Velha o investimento será de R$ 8 milhões e haverá a abertura de 70 empregos diretos. Esta loja já começa a operar com o esquema 5×2.
A “Loja do Thor”
O visual estravagante ganhou tanta popularidade que o empresário já traçou a estratégia de substituir o nome “Atacado Preço Baixo” para “Loja do Thor”.
Quero atrair clientes com mais poder aquisitivo e isso passa pelo reposicionamento no nome da loja.
Maycon Ramalhete, empresário
As novas unidades fazem parte de um plano estratégico que projeta a expansão da Loja do Thor até 2030. A meta é chegar a 15 lojas e superar a marca de 20% de crescimento anual.
A gestão é liderada por Maycon Ramalhete, ao lado da esposa Kelly Curbani e das filhas Malika e Ivanka. A família aposta na combinação entre expansão e reposicionamento de marca para consolidar a empresa em um novo patamar.
“Oito anos depois de começarmos esse trabalho, já temos uma base sólida. A meta é permanecer humildes. Eu sempre trabalhei com varejo e observei bem o que deu errado em grandes marcas aqui do Estado que vimos crescer mas se afundaram em dívidas e problemas por falta de gestão. Sei como conduzir”, garante o Thor capixaba.
Do mesmo modo, para ele, a adoção da escala 5×2 será um diferencial na atração e retenção de talentos, ou seja, vai reforçar a competitividade da rede.