O município de Aracruz, no norte do Espírito Santo, realiza uma audiência pública para discutir o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê serviços de limpeza urbana, manutenção de áreas verdes e manejo de resíduos sólidos urbanos. O contrato tem valor estimado em R$ 2,1 bilhões e será debatido em encontro no auditório do Ifes, campus Aracruz, nesta terça (5), a partir das 18h.
A proposta faz parte do Programa ES Inteligente, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Além disso, é operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), em parceria com a prefeitura e secretarias municipais. A audiência pública acontece nesta terça-feira (05).
Além de ampliar e qualificar os serviços, o modelo apresentado promete gerar economia estimada de 25,5% em relação aos custos atuais, conforme os estudos realizados. Isso representa cerca de R$ 1,2 milhão economizados por mês, segundo o Bandes.
Essa audiência pública é uma etapa fundamental para garantir a transparência do processo e construir, junto com a sociedade, um modelo eficiente e duradouro para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos,
Marcos Kneip, diretor de Negócios do Bandes
Entre os serviços incluídos na proposta estão coleta de lixo, varrição de ruas, jardinagem, paisagismo, manejo de áreas verdes e ações específicas como a remoção de baleias encalhadas.
Além disso, o projeto prevê soluções sustentáveis e destinação adequada dos resíduos sólidos, contribuindo para a saúde pública e o meio ambiente.
A audiência pública é uma oportunidade essencial para ouvirmos a sociedade e aperfeiçoarmos o projeto com base nas contribuições de todos. Aracruz está crescendo de forma acelerada e o nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável do município, pois acreditamos que grandes projetos se constroem com diálogo e escuta ativa da população.
Doutor Coutinho, prefeito de Aracruz
A audiência pública em Aracruz, aberta ao público, busca ouvir a população e aperfeiçoar o projeto com base em sugestões e críticas. Os interessados poderão apresentar contribuições diretamente durante o evento.