
O Norte do ES tem pressa com as obras da duplicação da BR-101. O prefeito de São Mateus, Marcus Cozivip, se reuniu com o presidente da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101 na Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini e com o deputado federal Gilson Daniel para tentar acelerar as intervenções. O novo contrato de conceção da BR-101 por mais 24 anos no ES prevê R$ 10 bilhões investidos. Dinheiro que será para a duplicação de 170 Km, 41 km de faixas adicionais, 35 km de vias marginais, 40 passarelas, 16 interseções em desnível, dois contornos e melhorias em trevos e pontos de ônibus.
O prefeito e os parlamentares vão realizar uma audiência pública para cobrar soluções para aceleração das obras nos municípios do Norte cortados pela BR-101. A audiência acontecerá nesta sexta (5), às 18h, no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), em São Mateus.
A reunião pretende ouvir prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Pedro Canário, Pinheiros, Conceição da Barra, Jaguaré e Sooretama, além de São Mateus. Tudo sobre os principais desafios e obras prioritárias em cada município.
Obras em andamento
Entre as medidas imediatas do novo contrato de concessão da BR-101 estão isenção de pedágio para motociclistas, descontos para usuários de TAG e tarifas progressivas. O primeiro reajuste, de 28%, deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano.
Além disso, após a assinatura da repactuação do contrato, a Ecovias Capixaba já entregou trechos duplicados entre Guarapari e Anchieta (km 347 a 354 e km 335 a 357,7). Além de segmentos em Viana, Vila Velha, João Neiva, Ibiraçu e Iconha.
A empresa também assumiu a administração do Contorno do Mestre Álvaro (km 242 a 247) e tem outras obras em andamento ao longo da rodovia.