Economia

Aulas do Senai no Porto de Vitória devem começar em dezembro

Obras no Armazém 3 do Porto de Vitória tiveram início no dia 19 de março. Expectativa é de que unidade receba 1,8 mil alunos por dia

Leitura: 3 Minutos
Vports Autoridade Portuária - Porto de Vitória
Galpão que foi todo reformado para receber alunos do Senai fica no Porto de Vitória. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Boa notícia para quem estava ansioso pela reforma dos armazéns do Porto de Vitória. As aulas do Senai no Armazém 3 da Vports no Centro de Vitória, devem começar em dezembro. Nesse sentido, será a primeira unidade de ensino do Espírito Santo instalada em uma área portuária.

O Senai Porto terá capacidade para atender 1,8 mil alunos por dia e contará com um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões. As obras tiveram início no dia 19 de março e a previsão de inauguração é em dezembro deste ano.

A informação foi repassada nesta terça-feira (30) pela gerente executiva de Educação do SESI-ES e do SENAI-ES, Tatiane Franco. “A ideia inicial é de que no mês de inauguração a unidade tenha oferta de cursos e comece a receber seus primeiros alunos”.

Do mesmo modo, a unidade de ensino foi pensada para ser um centro de referência em Tecnologia da Informação. Porém, também terá forte atuação em Logística, Gestão Portuária, Economia Criativa e Economia do Mar.

Findes/Divulgação

Portfólio atende indústria e setor portuário

A gerente executiva também informou que entre os cursos oferecidos estão Técnico em Portos, Operador de Logística Portuária. E do mesmo modo, Inteligência artificial, Cibersegurança, Computação em Nuvem, Economia Criativa, Fotografia de Produtos e Photoshop.

Tatiane Franco contou que, entre as opções na área de Logística, estão cursos como Técnico em Portos, Operador de Logística Portuária. E também, Técnicas de Movimentação de Cargas (Riggers), Operação de Guindastes.

Em Tecnologia da Informação, haverá ainda formação em Computação em Nuvem. E, nesse sentido, até desenvolvimento de softwares, programação em diferentes linguagens, Design de Jogos e Webdesign UI/UX.

Na área de Economia Criativa, o portfólio também contempla cursos de base como Fundamentos de Design Gráfico, Fotografia de Produtos e Photoshop, até percursos técnicos completos em Design Gráfico e Produção de Áudio e Vídeo.

Tatiane Franco, gerente executiva de Educação do SESI-ES e do SENAI-ES

Já no campo da Economia do Mar, serão ofertados cursos alinhados à área, com destaque para drones aquáticos.

O espaço contará com mais de 3.800 m² de área, distribuídos em dois pavimentos. São 16 salas de aula, oito laboratórios de informática, duas salas maker, biblioteca, área de vivência, armazém e setor administrativo.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória