Economia

Banco do México reduz estimativa para crescimento da economia mexicana neste ano

Banco do México reduz estimativa para crescimento da economia mexicana neste ano Banco do México reduz estimativa para crescimento da economia mexicana neste ano Banco do México reduz estimativa para crescimento da economia mexicana neste ano Banco do México reduz estimativa para crescimento da economia mexicana neste ano

Cidade do México – O Banco do México reduziu sua estimativa para o crescimento da economia mexicana neste ano, citando expectativas de aumento mais lento na demanda por produtos do país comprados pelo setor manufatureiro dos EUA e a desaceleração global.

No relatório de inflação do quarto trimestre publicado hoje, o banco central afirmou esperar que o Produto Interno Bruto (PIB) do México cresça entre 2,0% e 3,0% em 2016, menos que a estimativa anterior de 2,5% a 3,5%. No ano passado o PIB mexicano teve expansão de 2,5%.

O Banco do México prevê que a inflação terminará o ano perto da meta de 3,0%, embora aumentos sazonais nos preços de alguns produtos possam elevar a taxa um pouco acima desse patamar no segundo e no terceiro trimestres. A taxa anual de inflação subiu para 2,9% em meados de fevereiro, de 2,1% no fim do ano passado.

A ausência neste ano de alguns choques de oferta favoráveis, o efeito de um peso mais fraco sobre alguns produtos e a recente flexibilidade nos preços da gasolina podem contribuir para elevar temporariamente as taxas de inflação, afirmou o banco central.

Para 2017, o Banco do México reduziu a estimativa de crescimento da faixa de 3,0% a 4,0% para 2,5% a 3,5% e afirmou esperar que a inflação se estabilize em 3,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.