Economia

Bancos desistem de contas digitais sem cobrança de mensalidade

As contas digitais oferecem saques e transferências ilimitados por DOC e TED, porém, as operações precisam ser feitas pela internet ou por caixa eletrônico

Bancos desistem de contas digitais sem cobrança de mensalidade Bancos desistem de contas digitais sem cobrança de mensalidade Bancos desistem de contas digitais sem cobrança de mensalidade Bancos desistem de contas digitais sem cobrança de mensalidade
A iConta, do Itaú, não será mais comercializada após o dia 28 de abril Foto: Divulgação

Os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil abrirão mão das contas digitais sem cobrança de mensalidade pelo serviço. As contas digitais oferecem saques e transferências ilimitados por DOC e TED, porém, as operações precisam ser feitas pela internet ou por caixa eletrônico.

A iConta, do Itaú, não será mais comercializada após o dia 28 de abril. Sendo assim, ficará mais difícil escapar das tarifas. Quem já é cliente não será afetado e continuará com os benefícios. O banco Itaú afirmou isso através de respostas a clientes no Twitter, e confirmou a mudança ao site Tecnoblog.

“O Itaú Unibanco informa que suspendeu a comercialização do seu pacote de serviços iConta. A decisão foi baseada em pesquisas internas que apontaram a necessidade de simplificação de sua prateleira de pacotes. Nada muda para quem já possui esse pacote”. O banco, porém, não deixou claro se oferecerá outro plano digital sem tarifas.

Bradesco

O Bradesco, por sua vez, deixou de comercializar a DigiConta em março. Ela inclui saques ilimitados no caixa eletrônico, mais TED e DOC ilimitados via internet ou SMS. Quem já é cliente não é afetado.

De acordo com o Tecnoblog, o perfil oficial do Bradesco diz que a abertura dessa conta “está suspensa por tempo indeterminado”, mas o produto foi removido do site. O mesmo está atualmente na lista de “cestas de serviços descontinuadas”.

“Trata-se de uma decisão comercial em virtude da criação de novas frentes de soluções digitais que estão sendo desenvolvidas pelo banco. O objetivo é continuar atendendo as demandas de nossos clientes com perfil digital. Nada muda para os clientes que já têm a DigiConta”, disse o Bradesco ao site.

Banco do Brasil

O O Banco do Brasil deixou de comercializar sua conta digital, a BB Conta Eletrônica, em setembro do ano passado. O serviço é isento de tarifas para transações eletrônicas, e continua apenas para quem já o possui — cerca de cem mil clientes.

Em novembro de 2016, o banco lançou a Conta Fácil BB, um produto mais limitado quando comparado a BB Conta Eletrônica. A Conta Fácil BB pode ser aberta através de um app para smartphone, mas não se trata de uma conta corrente, mas sim de uma conta de pagamentos.

Há duas modalidades: a Gratuita, sem cobrança de tarifas; e a Bônus, com mais saques e extratos, que custa R$ 9,90 mensais — a tarifa pode ser convertida em bônus para celular pré-pago. Em janeiro, a Conta Fácil BB já tinha 350 mil clientes.

Raul Moreira, vice-presidente de negócios de varejo do banco, disse à Folha no ano passado que “não existe na estratégia do BB criar uma conta corrente gratuita”.

As informações são do site Tecnoblog.