
Igrejas e outras instituições religiosas podem ter acesso a uma linha de crédito própria no Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para realizar investimentos de infraestrutura ou de projetos em suas congregações. O anúncio ocorreu em um evento realizado nesta terça-feira (11).
A linha de crédito oferecida traz a opção de contratação com taxas mais baixas, a partir de 1,82% ao mês (pré-fixada) ou 0,48% ao mês + CDI (pós-fixada). Já o parcelamento pode ser em até 60 meses e a carência é de até três meses para o pagamento da primeira parcela do empréstimo.
Como garantia, é necessário, além das garantias exigidas no produto contratado, o aval do responsável e do tesoureiro da instituição.
Além disso, não haverá incidência de IOF, devido à imunidade tributária, e a formalização da operação dependerá do estatuto da entidade.
As instituições religiosas também poderão contar com serviços como Cheque Especial, com limite rotativo. Além disso, terão acesso ao Pix e emissão de QR Codes para pagamentos, sem custo adicional. Por fim, há a possibilidade de contratação das maquininhas para cartões, além do acesso a investimentos.
Associação de pastores comemora “conquista”
Em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória, a Associação de Pastores Evangélicos da Serra (Apes), através do presidente da entidade, pastor Marcelo Ferreira, disse que apresentou ao Banestes o projeto de crédito para as igrejas considerando a “dor de muitos pastores”, pois as igrejas não tinham liberação de crédito por serem “instituição sem fins lucrativos”.
Essa conquista vai trazer várias possibilidades para os ministérios do Estado, principalmente os menores. Agora, as igrejas vão poder, com as linhas de crédito disponibilizadas, investir no templo, climatizar, reformar, colocar energia solar, entre outros benefícios.”
Pastor Marcelo Ferreira
O Banestes detalhou que as igrejas e instituições religiosas interessadas em contratar o crédito podem entrar em contato com uma das agências do banco ou registrar uma solicitação pela opção “Fale com seu Gerente”, disponível no aplicativo do banco.
“Compreendemos a importância do trabalho de instituições religiosas e os desafios financeiros que podem surgir ao longo do caminho. Para apoiar e fortalecer a sua missão, elaboramos uma solução de crédito diferenciada, desenhada para atender às necessidades específicas de investimentos das instituições religiosas”, destacou o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.