Economia

Barros espera votar autonomia do BC semana que vem

Barros espera votar autonomia do BC semana que vem Barros espera votar autonomia do BC semana que vem Barros espera votar autonomia do BC semana que vem Barros espera votar autonomia do BC semana que vem

Após semanas de pauta travada na Câmara, o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), tentou hoje transmitir a mensagem de que as propostas começarão a avançar e disse esperar que a votação da autonomia do Banco Central, já aprovada no Senado, ocorra na semana que vem. Isso ocorreria após a votação dos projetos da BR do Mar e de desvinculação de recursos de fundos do governo. As declarações foram feitas em evento da XP Investimentos.

As privatizações, por sua vez, “serão pauta prioritária a partir de fevereiro”, segundo o líder. Ele disse que algumas empresas podem ser privatizadas “rapidamente”, mas ressaltou que tudo depende do aval do Congresso.

Nas últimas semanas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se disse frustrado pelo fato de as privatizações, uma das principais bandeiras da equipe econômica, terem travado no Congresso e atribuiu o insucesso a “acordos de centro-esquerda”.

Hoje, Barros disse que órgãos de controle como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e o Poder Judiciário são “corporações de servidores públicos” e, por isso, acabam tomando decisões que muitas vezes protelam as privatizações.