A fábrica da GWM em Iracemópolis, São Paulo, é a primeira da marca no Brasil. Porém montadora já sinalizou que pretende abrir nova planta, focada em veículos mais populares. Crédito: Divulgação/GWM
A fábrica da GWM em Iracemópolis, São Paulo, é a primeira da marca no Brasil. Porém montadora já sinalizou que pretende abrir nova planta, focada em veículos mais populares. Crédito: Divulgação/GWM

A concorrência afunila e agora, quem está no páreo pela nova fábrica da chinesa GWM no Brasil são Espírito Santo e do Paraná. Antes, estavam na disputa também São Paulo e Santa Catarina. A informação é de mais de duas fontes que têm relação com o processo de escolha da montadora. Pessoas que estão na negociação tiveram que assinar termos de confidencialidade. Foi uma exigência da montadora. Ou seja, quem participa do processo está proibido de dar informações. Porém, alguns sinais apontam que o ES segue muito forte na disputa.

Entre agosto e setembro últimos, representantes da GWM fizeram sobrevoos de helicóptero na região de Aracruz para avaliar áreas. Do mesmo modo, um grupo de executivos percorreu áreas no município em dois carros (duas SUVs grandes). Vale lembrar que a cidade reúne atrativos como portos, uma futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e recebe investimentos massivos referentes à plataforma ParkLog.

A decisão final sobre a segunda fábrica deve sair a partir de meados de 2026, conforme indicou Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil. Nesse sentido, a nova planta deverá focar na produção de uma linha de veículos mais acessíveis, além de expandir a capacidade produtiva e a presença da marca no mercado brasileiro.

Atualmente, a primeira fábrica da GWM está em Iracemápolis, São Paulo, e opera desde agosto. O investimento total da montadora chinesa no Brasil pode chegar a R$ 10 bilhões até 2032, e a segunda planta fará parte desse plano de expansão.

Importação da GWM pelo ES

A GWM movimenta seus veículos eletrificados importados pelos portos do Espírito Santo. As operações são com a trading Comexport, a maior empresa de comércio exterior do Brasil. E que tem nada menos do que 70% das operações no Estado. 

Por aqui, a trading movimenta veículos, maquinários e medicamentos. Neste ano, a gigante projeta faturamento que pode chegar aos R$ 60 bilhões. 

De acordo com dados oficiais do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), até o momento em 2025, a GWM importou cerca de 13 mil veículos pelos portos do Espírito Santo. Essa estimativa foi citada em reuniões e comunicados oficiais entre a GWM e o governo estadual. O Espírito Santo tem destaque como principal porta de entrada da montadora no Brasil.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.