Black Friday e mês do Natal devem movimentar quase R$ 19 bi no ES Black Friday e mês do Natal devem movimentar quase R$ 19 bi no ES Black Friday e mês do Natal devem movimentar quase R$ 19 bi no ES Black Friday e mês do Natal devem movimentar quase R$ 19 bi no ES
Idalberto Moro falou da importância da pesquisa sobre a Black Friday, Natal e movimentação financeira no ES neste fim de ano. Crédito: Aline Diniz
Idalberto Moro falou da importância da pesquisa sobre a Black Friday, Natal e movimentação financeira no ES neste fim de ano. Crédito: Aline Diniz

A Black Friday e o mês do Natal devem garantir o trimestre mais aquecido do comércio capixaba. Segundo levantamento do Connect Fecomércio-ES, as duas datas juntas devem movimentar R$ 18,5 bilhões no Estado — R$ 9,1 bilhões em novembro e R$ 9,4 bilhões em dezembro. O resultado representa quase metade de todo o volume financeiro previsto para o fim do ano, impulsionando também os serviços de transporte e logística.

O estudo mostra que o comércio e os serviços do Espírito Santo devem movimentar, ao todo, R$ 45 bilhões entre outubro e dezembro. Ou seja, alta de 8,7% em relação ao trimestre anterior. Do mesmo modo, só o varejo deve gerar R$ 27,1 bilhões, enquanto os serviços alcançarão R$ 18 bilhões. Nesse sentido, impulsionados principalmente por transportes e atividades voltadas às famílias.

“Comércio, serviços e turismo representam 70% da atividade econômica do Estado. Isso faz com que precisemos construir muitas informações para poder dar subsídios de investimentos. Nosso portal tem um acesso muito alto de empresários e empresas que têm interesse em vir para o Estado”, disse o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

Já o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, citou a importância de ter a economia voltada para frentes diferentes. “Os números mostram uma economia diversificada e mais preparada para o consumo de fim de ano”.

Segundo ele, o otimismo é sustentado por um conjunto de fatores: melhora da confiança do consumidor, redução da inadimplência e ampliação do poder de compra.

A recuperação da renda tem sido determinante para o desempenho positivo. As famílias voltaram a planejar compras e antecipar gastos de Natal.

André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio

Ele destacou ainda que a estabilidade dos preços de alimentos e combustíveis também contribui para o bom momento do comércio.

André Spalenza destacou o momento de estabilidade de preços como fator positivo no desempenho do fim do ano. Crédito: Kelly Kalle

Black Friday estratégica

A Black Friday vem transformando o comportamento do consumidor capixaba e consolidando novembro como um dos meses mais relevantes para o varejo. “O consumidor se acostumou com os descontos antecipados e as empresas aprenderam a aproveitar esse momento com campanhas digitais mais fortes”, observou o coordenador. O setor de transportes e logística deve acompanhar o ritmo, com movimentação estimada em R$ 2,52 bilhões durante o mês.

O Dia das Crianças, que abriu o trimestre com R$ 201,6 milhões em vendas — o maior volume desde 2008 —, serviu como termômetro do aquecimento do consumo. O desempenho positivo reforçou as projeções otimistas para as datas seguintes e indicou que o último trimestre deve fechar com resultados históricos.

Comércio aposta em recorde natalino

Em dezembro, o Natal deve movimentar R$ 9,4 bilhões, sendo R$ 1,57 bilhão apenas em compras diretamente ligadas à data — o maior valor desde o início da série histórica, em 2012. Hipermercados e supermercados devem responder por 41% das vendas, seguidos de vestuário e calçados (34%), utilidades domésticas e eletroeletrônicos (13%), farmácias e perfumarias (6%), móveis e eletrodomésticos (4%) e outros segmentos (2%).

Com o aumento nas vendas, as contratações temporárias devem crescer 12,6%. “O comércio de rua e os shoppings estão se organizando para aproveitar o momento de maior liquidez das famílias e o apetite do consumidor por experiências e promoções”, afirmou Spalenza. O levantamento mostra ainda que a inadimplência caiu em relação ao mesmo período de 2024, reforçando o ambiente de confiança e consolidando o quarto trimestre como o mais movimentado da economia capixaba.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.