Volkswagen lança sensores de chuva e crepuscular:O principal intuito destes itens é aprimorar a segurança dos motoristas

A Volkswagen vem desenvolvendo vários recursos tecnológicos que, além de ajudar o motorista na tarefa diária de dirigir, aumentam a segurança no trânsito. Entre os itens de conforto e conveniência, destacam-se os sensores de chuva e crepuscular, disponíveis para os modelos modelos Polo, Golf e família Fox com sistema coming / leaving home, além da família Jetta e de toda a linha premium (Passat, Passat Variant, Passat CC, Tiguan e Touareg).

Os sensores de chuva ficam instalados na parte superior do para-brisa dianteiro, na base de fixação do retrovisor interno no vidro. Esta é uma posição-chave para os sensores detectarem se há pouca luz ambiente, capaz de acionar o sensor crepuscular, ou se há chuva, que ativa o sensor do limpador de para-brisa. Ambos os sistemas aumentam não só o conforto dos ocupantes mas também a segurança a bordo dos usuarios.

Outro sistema da motadora é o sensor crepuscular. Ele é um sistema óptico que opera com dois receptores de luz. Quanto menor a quantidade de luz sobre o componente, maior é a resistência do material semi-condutor (e menos corrente passará por ele). Quando a iluminância sobre o sensor atinge um valor abaixo de aproximadamente 2.800 lux (local escuro), é enviada uma mensagem para o sistema acionar os faróis e luzes de posição. Quando há um valor acima de cerca de 4.500 lux (local claro), é enviada uma mensagem para desligar os faróis. Para a ativação do sistema, o comando de chave de luzes deve estar na posição “auto”.

Outra qualidade deste sistema é a melhor visibilidade que o motorista terá nos dias de chuva e a noite. Ele opera da seguinte maneira:O sensor crepuscular está integrado ao sensor de chuva. Ele funciona na frequência de onda infravermelha e usa, como princípio ativador do sistema, a refração de luz, que incide sobre o sensor instalado na base do retrovisor interno.

One Reply to “Volkswagen lança sensores de chuva e crepuscular:O principal intuito destes itens é aprimorar a segurança dos motoristas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *