Nike lançará tênis sustentável feito com fibra de abacaxi.

Já pensou em ter um tênis sustentável da Nike?

Quem colaborou na realização da coleção Happy Pineapple foi a Ananas Anam, com seu tecido sustentável feito a partir da fibra da folha do Abacaxi, chamada Piñatex, que é uma alternativa ao couro. A empresa escreveu no seu Instagram: “Piñatex foi usado nos modelos icônicos da marca em peças-chave do calçado, juntamente com outros materiais sustentáveis como a cortiça”. Os tênis serão lançados em 17 de junho na Europa e na Ásia, com cinco modelos: Free Run Trail Premium (Europa), Air Force 1, Air Max 90, Air Max 95 e Air Zoom Type (Ásia), e estarão disponíveis no aplicativo da Nike, chamado SNKRS, para compra.

Como é o processo para extrair fibra de abacaxi?

Primeiro o abacaxi é colhido, suas folhas são retiradas e as fibras longas são extraídas em uma máquina semiautomática. Depois, são lavadas e secas de forma natural no sol, sendo que na estação das chuvas, esse processo de secagem acontece em fornos. Após isso, as fibras passam por um processo de purificação e resultam em um material felpudo, que é misturado em um ácido poliálitico com base de milho, passando por um processo mecânico que cria a Piñafel (uma malha que forma as coleções da Pinatex). Esses rolos de malha são enviados para a Espanha ou Itália, recebendo um acabamento especializado.

A Pinatex já foi usada por mais de 1.000 marcas, além da Nike, como a Hugo Boss, H&M e a Hilton Hotel Bankside. Uma informação importante, conforme descrição no site da marca, é: “Piñatex® é feito de fibra a partir de resíduos da planta do abacaxi. Essas folhas são um subproduto da colheita de abacaxi, portanto, a matéria-prima não requer recursos ambientais adicionais para ser produzida”.

Esforços de sustentabilidade da Nike

A Nike já prática esforços de sustentabilidade, por exemplo, vendendo tênis refurbished ao público, com pouco uso ou imperfeições, para não ocorrer o desperdício. Disponibiliza o guia “Circularity: Guiding The Future of Design”, com princípios para os produtos durarem mais, e usa produtos sustentáveis. Um exemplo é o Nike Air, segundo a marca: “As solas Nike Air, projetadas desde 1994, contêm pelo menos 50% de resíduos de fabricação reciclada e, desde 2008, são fabricadas com 100% de energia renovável em nossas instalações AirMI. Reutilizamos mais de 90% dos resíduos de materiais usados em nossas solas de ar para criar novos e inovadores sistemas de amortecimento”.

Imagens da coleção Happy Pineapple: Divulgação Sneaker News

Tênis sustentável no Brasil

Para quem se animou em ter o tênis sustentável da Nike, infelizmente a coleção ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Enquanto isso, uma boa opção nacional de calçados sustentáveis é a Insecta Shoes. Já falamos aqui no Vegan Business sobre a coleção que a empresa criou em parceria com a Renner, cujo processo de criação foi feito às avessas, primeiro sendo escolhidos os materiais e, depois, desenvolvendo as peças.

No processo de produção dessa coleção, que também contou com roupas e bolsas, foram reaproveitados mais de 4 mil metros de sobras de matéria-prima e 5 garrafas PET’s, em média, para cada bolsa. Além disso, a Insecta é integrante do Sistema B, uma organização cívica e social que propõe que o sucesso da economia seja medido pelo bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza.

Fonte: https://veganbusiness.com.br/nike-lancara-tenis-sustentavel-feito-com-fibra-de-abacaxi/ (por Amanda Stucchi).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *