A valorização das startups portuguesas e dos seus empreendedores

Compartilhe essa notícia

Das cerca de 2 mil startups que passam pelo Web Summit, um seleto grupo de cerca de 40 delas são portuguesas e participam de encontros e treinamentos com apoio do Governo, tendo acesso a uma troca intensa de informações. São startups que são escolhidas pelo seu grau de excelência e nível de disruptividade, seja pela ideia e conceito em si, ou pela tecnologia utilizada para a solução do objetivo proposto.

Essas startups encontram-se em sua grande maioria incubadas nos dois principais centros tecnológicos do país, a Startup Lisboa, e na Uptec, na Universidade do Porto. Ambos, centros de conhecimento e referência para inovação em Portugal, e também na Europa. São locais já preparados e estruturados para receberem os empreendedores e acompanhá-los nas várias fases do processo com suas ideias. Sim ideias, pois ao contrário do que muitos pensam, para ser considerada uma startup referência ou de sucesso não é necessário que haja já alguma venda, aporte milionário de capital ou grandes estruturas. As empresas com ideias transversais e disruptivas, ou seja, que alteram os paradigmas e geram benefícios para a sociedade, economia, saúde, meio ambiente e tudo o mais, são sempre muito valorizados.

O Governo Português faz questão de valorizar as suas principais startups. E são vários os momentos dessa valorização.  Ou seja, não é apenas estar presente em espaços físicos em que se possa dividir conhecimento com profissionais e suas ideias tão diferentes e inovadoras.  Em vários momentos as startups, de acordo com o seu segmento de atuação, são chamadas a participarem em vários eventos que o governo apoia ou patrocina.

Muita honra em já ter duas oportunidades de
apresentar nossas ideias para o Presidente da República

Mas, dois dos momentos altamente importantes e de relevância do ponto de vista de reconhecimento profissional e social, são, o convite para estar no palco no momento de abertura do Web Summit com o Primeiro Ministro, como também a oportunidade de apresentar pessoalmente ao Presidente da República e ao Ministro da Economia a sua ideia, projeto ou empresa selecionada, em um dos Salões da sede do Governo no Palácio de Belém. E Eu particularmente como Founder da AdsYeah!, tive a honra de participar algumas vezes desse momento, que orgulha a qualquer pessoa.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *