SUSTENTABILIDADE – INSTITUTO IDEIAS PROMOVE ENCONTRO COM COUSTEAU

O Instituto ideias, aqui do nosso estado do Espírito Santo teve por ocasião da RIO +20, encontro exclusivo com Philippe Cousteau Jr., um grande defensor do meio ambiente. Promovido pela CNN International, o encontro aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu oito blogs dedicados à sustentabilidade.

Philippe é membro da lendária família Cousteau, e está dando continuidade ao trabalho de seu pai na EarthEco International. Seu avô, Jacques Cousteau, explorador e ambientalista francês, estudou o mar e todas as formas de vida na água. A viagem à Amazônia foi uma de suas principais expedições, com um levantamento minucioso sobre a composição da água do Amazonas e seus afluentes, um enorme acervo fotográfico das espécies animais e incontáveis histórias da vida na região – como a devastação provocada pela ação do homem e a forte influência do mercado de drogas.

Correspondente especial da CNN International, Philippe participou como moderador do painel “The Road to Rio” durante a Rio+20. Gravou também matérias para a série “Going Green”, veiculada pela CNNI, que aborda relatos de histórias ambientais e humanitárias.

“Em nosso encontro, relata o Instituto ideias, conversamos sobre diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e percebemos a paixão de Philippe pelas questões ambientais e sociais.

Perguntado sobre o maior problema dos oceanos atualmente, destacou a acidificação (grande parte do gás carbônico na atmosfera ao reagir com a água do mar, forma um ácido que se espalha e desequilibra os ecossistemas marítimos) e a pesca excessiva. Ele defende a necessidade de uma lei para regulamentar os oceanos e uma fiscalização efetiva. Segundo Philippe, menos de 1% dos oceanos são protegidos. Informações da Revista Veja, revelam que além da pesca predatória, a redução no número de peixes é agravada pela poluição nas encostas. No mundo, 57% dos estoques de peixes estão sendo explorados em sua capacidade máxima e outros 30% são explorados acima do limite.

Sobre a geração de energia eólica, Philippe disse que o Brasil é um bom exemplo de local para implantação deste tipo de solução alternativa, já que possui ventos intensos e consistentes. A Wind Farm, parques eólicos em alto mar são mais encontrados no norte da Europa.

Em relação ao documento final da Rio+20, disse: “Meu avô esteve na Rio92. Hoje estou aqui e não quero ser negativo, mas o documento final não foi o que esperávamos. Muita coisa ainda precisa ser feita”. Sobre a principal meta do desenvolvimento sustentável, Philippe considera o clima um fator fundamental para o bem estar do planeta. “É muito importante a discussão sobre o clima, pois isto afeta a vida das pessoas, a saúde, a alimentação. Nada irá mudar tão rápido, é preciso começar.”

Durante todo o encontro, enfatizou a importância de incluir os jovens nos processos educacionais visando o desenvolvimento sustentável. “É preciso dar mais responsabilidade aos jovens, pois são agentes influentes no consumo da família. É difícil ensinar a cachorros velhos, truques novos”, referindo-se a importância que o jovem tem na mudança de hábito e atitude familiar. Para alcançar esses jovens, Philippe vê a rede de ensino como a maneira mais eficaz, através de palestras, debates em sala de aula e o diálogo com os educadores, que são os grandes multiplicadores de informações.

Luana Romero, Gerente de Projetos e Priscilla Moraes, Supervisora de Comunicação, foram as responsáveis por trazer essas informações exclusivas. Para nós, do IDEIAS, esta foi uma oportunidade muito proveitosa. A troca de experiências nos incentiva a cada vez mais, lutar por um mundo mais sustentável.”

Colaborou:  Adrieli Tomazeli Zuchetto – Comunicação e Eventos

Nossos parabéns ao Instituto Ideias pelo grande evento e contribuição ao desafio da Sustentabilidade. O Blog Gestão & Resultados estará sempre ao lado de todos vocês nesta grande luta.

Veja mais no www.institutoideias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *