MOTIVAÇÃO – o eterno desafio na empresa e na vida pessoal.

O “milagre” da MOTIVAÇÃO é um sistema complexo (nunca foi simples e nem automático). É verdade que algumas pessoas são naturalmente motivadas e ou naturalmente felizes. Existem pesquisas que mostram grupos de pessoas altamente infelizes (muitas vezes sem motivo aparente) e o contrário também é verdadeiro. O professor e autor S. Puri propõe uma reflexão sobre o assunto em dois atos – o primeiro apresentamos acima: Como estar motivado? Reflexões e uma ampla discussão sobre o tempo, a forma, o método, limites e os fatores de multiplicação da motivação. A abordagem de causa e efeito é muito bem vinda.

No segundo ato, vemos a MOTIVAÇÃO (Efeito) e os fatores de causa para o tema: COMO ESTAR MOTIVADO? Como agir nas causas para obter o efeito esperado? Que cuidados precisamos tomar para obtermos resultados expressivos?

Na visão geral do sistema podemos encontrar várias causas interessantes e uma delas é a “abertura da porta do coração”, ou seja, para muitos casos a própria pessoa precisa estar aberta para conquistar a tão preciosa motivação, ou seja, em que pese a importancia dos programas motivacionais, é preciso que haja o interesse interior de cada um.

O item sistema de gestão flexível também é um processo interessante pois habilita o ser humano a participar das decisões empresariais, e para muitos a participação é um processo de grande importância para a motivação. “As pessoas querem ser reconhecidas e serem importantes” Dale Carnagie – do Best Seller mundial,  Como fazer amigos e influenciar pessoas.

Interessante que os quadros não falam em dinheiro (???). A análise do processo em 2 atos pressupõe que o sistema de gestão e remuneração estejam sob controle.

Motivação é um tema permanente, exatamente por não ser uma “ciência exata” e pode mudar com o tempo, economia e ambiente social, portanto fique de olho, pois será para a vida inteira, tanto dentro da empresa como também em casa.

Um comentário em “MOTIVAÇÃO – o eterno desafio na empresa e na vida pessoal.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *