Gestão alimentar para melhorar a qualidade de vida

Nossa consulta ao Blog do empresário Abilio Diniz nos levou a uma matéria de Harvard sobre a questão da Qualidade de Vida e Saúde. Abilio tem apresentado matérias com esse foco com relativa frequência, até mesmo pela sua dedicação ao preparo físico e cuidado com a saúde, servindo de exemplo para, em especial, os executivos empresariais brasileiros.

O texto mostra estudos a partir de novas pesquisas. Vejam:

“Com base nos mais recentes estudos sobre como a alimentação, as bebidas e as atividades físicas afetam a saúde, a Universidade de Saúde Pública de Harvard (EUA) desenvolveu a Pirâmide de Alimentação Saudável.

Segundo a Faculdade de Nutrição da instituição, a pirâmide é um guia simples e confiável para se seguir uma dieta saudável. Porém, mais do que alimentos, ele inclui exercícios diários e controle do peso, já que estes dois fatores exercem forte influência na manutenção da saúde.

Na base da pirâmide (itens 4 e 5) estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade: legumes, verduras, frutas e grãos integrais. No centro (itens 2 e 3), fontes de proteínas saudáveis como peixes e laticínios, desde que não haja exagero no consumo. No topo, os que exigem moderação (item 1) : carne vermelha, grãos refinados, batatas, bebidas açucaradas, doces e sal. A pirâmide inclui multivitaminas (com recomendação médica).

Os especialistas de Harvard também desenvolveram o prato saudável, seguindo o mesmo princípio: o maior espaço do prato deve ser ocupado pelos alimentos que mais contribuem para a saúde. A quantidade também importa: prefira porções modestas, que atendam às necessidades diárias de calorias. Para complementar as refeições, água, chá ou café sem açúcar.”

Ashampoo_Snap_2014.01.14_12h34m29s_003_

Agora é preciso reforçar a auto conscientização do uso da Pirâmide, calçar o tênis e praticar. Ou vamos deixar para a próxima segunda feira???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *