QUESTIONAR… um santo remédio para inovar!

IMG_4300

Einstein já dizia que “o importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria justificativa racional para existir… Não perca nunca essa sacrossanta curiosidade” Albert Einstein.

Os Círculos de Controle de Qualidade da empresa VALE S.A. – sediados no Espírito Santo usam o método dos 5 Porquês para seus trabalhos de melhorias e inovação no ambiente da fábrica. Temos acompanhado esses trabalhos através dos encontros da União Brasileira para a Qualidade – UBQ-ES, onde os CCQ’s concorrem anualmente ao posto de melhor trabalho no estado.

Interessante observar como os grupos usam o método e de forma disciplinada vão questionando e chegando à raiz do problema para então determinar sua melhor solução e encaminhamentos. Os 5 Porquês pode ser chamado de técnica, ferramenta ou método – o nome não importa, mas sim os resultados organizados e criativos advindos da sua utilização.

O que é os “5 Porquês”?

Os “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema.

É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre relacionado a causa anterior, será determinada a causa raiz do problema ao invés da fonte de problemas.

Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia.

GAF 2014_001É uma ferramenta simples de resolução de problemas que foi desenvolvida por Taiichi Ohno, pai do Sistema de Produção Toyota e consiste em formular a pergunta “Por quê” cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz).  Nada impede, porém, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. O número 5 vem da observação de Ohno de que esse número costuma ser suficiente para se chegar a causa raiz.

Ele usa um conjunto específico de etapas, com instrumentos associados, para encontrar a causa primária do problema, de modo que você pode:

  • Determinar o que aconteceu.
  • Determinar por que isso aconteceu.
  • Descobrir o que fazer para reduzir a probabilidade de que isso vai acontecer novamente.

Por qual motivo são 5 porquês?

A razão é que geralmente quando indagados sobre o que causa um problema, o ser humano tende a culpar alguma coisa ao invés de raciocinar e realmente procurar a causa.

Geralmente se diz que:

No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raíz

Por quê utilizar os 5 porquês?

Ajuda você a identificar as causas do problema e mapear o conjunto das situações observadas.  Ajuda você a determinar a relação entre as diferentes causas de um problema.

É uma das ferramentas de análise mais simples, pois é fácil de concluir, sem análise estatística.

Fontes: CCQ’s da VALE S.A. – Vitória ES. Banco de dados da UBQ.ES e https://www.apostilasdaqualidade.com.br/os-5-porques-5-why-analise-da-causa-raiz/#ixzz3DNsks4Nd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *