GESTÃO ESTRATÉGICA E O EMPREENDEDOR – painel na UFES.

GAF 2014_002Nesta última sexta feira, 18h, aconteceu uma aula especial para os alunos das Engenharias de Produção, Elétrica, Civil e Mecânica no auditório da Engenharia Civil da UFES, sob coordenação do professor Herbert Carneiro, com abertura e considerações sobre o tema do Diretor do Centro Tecnológico, prof. Sisquini.

A palestra que apresentamos (Getulio A. Ferreira, Ary Chamon e Celso Rodrigues) teve como base o processo da Gestão Estratégica e sua importância para os líderes das empresas que buscam melhor posição no mercado ultra competitivo em que nos situamos.

Além dos problemas mais comuns provenientes da acirrada competição e dos entraves burocráticos e tributários a exposição procurou retratar a importância da liderança, trabalho de equipe, educação e treinamento dos funcionários, ferramentas e métodos de gestão entre outras alternativas que possam dar sustentação, sobrevivência e crescimento para as empresas – o que ficou bem claro, é que apesar das dificuldades, um dos caminhos mais claros, é o investimento nas PESSOAS e na sua capacidade de enfrentar todos os desafios.

A participação do empresário Ary Chamon, da empresa TECNOCLEAN (www.industrialclean.com.br) abriu uma discussão a respeito das dificuldades que a empresa vem enfrentando ao longo dos seus 24 anos de vida, como também os fatores de sucesso que fazem com que ela seja uma das líderes do mercado de soluções para higiene e limpeza em vários setores da economia: Supermercados, Hospitais, Restaurantes, Comércio e Indústria. Em breve apresentação, Ary destacou a caminhada da empresa, a certificação na ISO 9001-2008 que vem sendo mantida ao longo de 8 anos, os investimentos em educação da equipe, participação nas principais feiras do ES, e um portifólio de clientes extremamente forte e importante para prosseguir nos planos e projetos para o futuro.

GAF 2014_003

Finalizando, tivemos a apresentação de Celso Rodrigues, que durante 35 anos atuou na área de desenvolvimento de pessoas da VALE, e hoje é diretor da UBQ-ES e colaborador nos projetos da Fundação Espirito Santense de GAF 2014_004Tecnologia, FEST.

Celso reafirmou todo o conteúdo das intervenções anteriores, ressaltando que todo o período que esteve na VALE, sempre esteve claro a premissa de que o conhecimento das pessoas e o método do trabalho em equipe é fundamental para o atingimento de bons resultados. Salientou ainda sua experiência na formação de empregados com destaque para os Círculos de Controle da Qualidade – CCQ, como base para a promoção da criatividade e inovação na empresa.

Um público atento e interessado, os alunos presentes participaram ainda de uma sessão de perguntas e debates sobre o tema da noite. Nas próximas sextas feiras, novos temas serão estudados. Caso o nosso parceiro do Blog Gestão e Resultados tenha interesse em participar destes painéis, entre em contato conosco: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *