OS DEZ MANDAMENTOS DA INOVAÇÃO – para enfrentar 2015

Ashampoo_Snap_2014.12.28_12h20m31s_001_

Definir os meios para atingir os fins, ou seja, gerenciar as causas para atingir os efeitos desejados – essa é a diferença sutil e marcante ao mesmo tempo do processo de gestão. Dentro das possibilidades e ferramentas importantes (meios) para atingir o sucesso/lucratividade das empresas (efeito desejado), estão os investimentos na criatividade e inovação, seja processo ou produto, incremental ou radical, mas o que importa ao final é o resultado da lucratividade.

Começando um novo ano nada mais oportuno do que discutir no âmbito das metas e desafios as atitudes e ações vitais para a mobilização da criatividade e da inovação.  Veja a seguir texto do Mundo Marketing selecionado para esta ação:

Em um mercado cada vez mais saturado e competitivo, a inovação é grande aliada do empresário. Em uma reportagem realizada pelo Mundo Marketing, o embaixador da 3M, Art Fry – cientista da 3M por mais de 40 anos – contou a história de sua criação, o Post-it.

Em 1974, ele criou protótipos com a cola que seu colega Spencer Silver havia desenvolvido. A princípio, não pensou que o produto faria tanto sucesso, mas ao notar o quanto era útil e como os colegas da empresa gostavam, viu que seria aceito pelo mercado. Superando as expectativas de Art, o Post-it alcançou níveis mundiais de utilização, até hoje, em plena era da tecnologia digital. Aos 80 anos, Art Fry – que ganhou um espaço no hall dos inventores dos EUA – ainda tem vontade de criar. “Há muitas invenções de impacto que envolvem o meio ambiente. Na verdade, existem tantos problemas que o mundo enfrenta hoje que eu adoraria começar de novo” afirma o embaixador da 3M. Ainda na reportagem, Art deu alguns conselhos para quem deseja inovar no mercado, veja:

OS 10 MANDAMENTOS DA INOVAÇÃO

1. Tenha uma ampla educação em tecnologia.

2. Seja curioso e questione tudo.

3. A melhor maneira de aprender é tentar fazer as coisas sozinho. O que pode parecer simples, muitas vezes acaba por ter um alto nível de complexidade que você vai ter de aprender.

4. Eu gosto da declaração de Thomas Edison de que você precisa de um bom conhecimento técnico, curiosidade e uma grande pilha de lixo. Inventores têm de ser capazes de comunicar e vender suas ideias. Aprenda a falar e escrever bem.

5. A vida é muito complexa. Você pode não saber como fazer tudo sozinho e, por isso, deve aprender a trabalhar com outras pessoas que têm habilidades que você não tem.

6. Faça as coisas pelas razões certas. Se sua intenção é fazer produtos honestos que resolvem problemas reais na vida, você tem uma chance melhor de ser bem sucedido. Seu coração vai lhe dizer se você está fazendo isso pelas razões certas.

7. Não se preocupe em falhar. As coisas que você aprende a partir de projetos que não viram sucesso, muitas vezes têm as sementes de conhecimento que você precisará mais tarde para encontrar o sucesso.

8. Aprenda algo novo. A mente de cada pessoal é como uma enciclopédia específica que lhe permite ver o mundo de uma forma diferente, reconhecendo os problemas, e tentando descobrir soluções que os outros podem não ver.

9. Trabalhe em coisas que lhe dão energia. Há muitas boas ideias circulando ao redor, mas o sucesso pertence àqueles que estão dispostos a passar por cima de todas as barreiras que surgem até o sucesso. Nem sempre é o mais brilhante que terá sucesso, mas o mais difícil.

10. A vida passa rapidamente. Tire um tempo para apreciá-la. O problema é que quando você está gostando de algo, sua vida, por exemplo, o tempo passa ainda mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *