Motivação é coisa para líder e não para chefe

Em todos os locais e circunstâncias o processo de gestão da organização tem como ponto fundamental de validação e controle, a MOTIVAÇÃO. Esse tem sido o desafio que ao mesmo tempo, pela crítica necessidade na busca de sucesso do empreendimento, acaba por colocar em posições distintas a figura do CHEFE e do LÍDER.

A busca por uma equipe competente e motivada (não queira burros motivados: são um desastre!) é a prioridade número 1 das organizações públicas ou privadas. Já comentamos aqui no Blog (Abril de 2013) a respeito das ondas da motivação, conceito do prof. S. Puri. A abordagem em 2 quadros complementares mostra como estar motivado no trabalho e vida pessoal e seus fatores de causas – Veja o post  no Gestão e Resultados.

Terminando o carnaval de 2016 não há como não ressuscitar aquela velha comparação da Escola de Samba com a empresa. Muitos dizem: como é possível entender o alto nível de felicidade e motivação que os participantes de uma escola de samba demonstram na avenida? Será que tudo é festa? Criatividade? Beleza e glamour? Sabemos que não – existe um projeto, trabalho exaustivo,  normas, procedimentos, regras e muita alegria em tudo que se faz. Não é nada fácil, mas existe sim uma motivação superior. E o público do mundo inteiro vibra de emoção e entusiasmo.  Aqui, direto da quadra da escola de samba, nota-se a forte presença do líder que introduz na mente e coração de todos o enredo, projeto e todo o planejamento da agremiação. Disciplina tática para entender e fazer acontecer a estratégia por parte de todos os componentes.

GAF_2016.02.14_23h36m10s_005_

De vota ao mundo organizacional encontramos nossos chefes “linha dura” sem a mínima vocação para a liderança do enredo do planejamento estratégico da empresa. Neste cenário começa um conjunto de dificuldades típicas de uma gestão incompetente: Falta de visão, Planejamento deficiente, Especificações mal feitas, Métodos confusos e inadequados, Regras não claras e dúbias, Máquinas e instalações obsoletas…. e agora vem você falar de MOTIVAÇÃO do pessoal para tirar a empresa do buraco? Como assim?

GAF_2016.02.08_13h02m07s_006_Vamos então simplificar: Queremos uma empresa ou organização pública com a mesma pegada da Mangueira, escola campeã do carnaval carioca de 2016. Assim sendo, dentro da relação causa e efeito o que estamos efetivamente fazendo para MOTIVAR nossos colaboradores para alcançar o sucesso? Já pensou nesta estratégia? Se não, vamos aguardar 2017 e neste meio tempo de aproximadamente 12 meses, se a crise permitir, você aparece na avenida para mostrar o seu talento com um grupo de colaboradores altamente motivados para o grito de É CAMPEÃO! Combinado?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *