Reduzir, Reciclar e Reaproveitar – O meio ambiente agradece

A indústria brasileira de pneus está investindo pesadamente em reciclagem.

Apenas em 2016, o setor prevê uma aplicação de recursos nessa área da ordem de quase R$ 108 milhões, gerando, cerca de 1,2 mil empregos indiretos e cumprindo com a legislação, segundo o portal Envolverde. Com essas ações, o setor já chegou à marca de 4 milhões de toneladas de pneus inservíveis ( aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma) recolhidos desde o início do programa.

GAF_2016.12.04_19h09m07s_002_De janeiro a outubro deste ano, a Reciclanip – entidade que é parte da Associação Nacional da Indústria de Pneus (ANIP) para coleta de unidades inservíveis, coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 383,9 mil toneladas do material, quantia que equivale a 76,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. A marca de mais de 4,1 milhões de toneladas de pneus inservíveis recolhidos equivale a 821 milhões de pneus de carro de passeio.

Investimentos

Desde o início do programa, em 1999, os fabricantes de pneus já investiram R$ 898,8 milhões na iniciativa. Hoje mais de 1.000 pontos de coleta e uma média de 90 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano. De acordo com o portal Envolverde, os pontos de coleta estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas.

O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br “É muito importante que o consumidor tenha consciência e não leve pneus velhos para casa. Ao comprar um pneu novo, o indicado é deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o material chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para o agravamento das condições ambientais e de saúde nas cidades, e, se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Klaus Curt Muller, presidente da ANIP e da Reciclanip, em entrevista ao portal Envolverde.

Reciclagem de pneus

Os pneus inservíveis são reaproveitados de várias maneiras, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis. Todas estas destinações são aprovadas pelo Ibama como destinações ambientalmente adequadas.

Hoje, grande parte dos pneus coletados é usado como combustível alternativo nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima deste material nas cimenteiras é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais.

Consumo consciente

O gerenciamento dos resíduos é um dos grandes problemas ambientais das cidades de grande porte. Iniciativas que reduzem o descarte inapropriado de lixo devem ser valorizadas, e o consumidor deve fazer o possível para evitar a geração desnecessária de detritos, lembrando sempre dos três “R”: reduzir, reaproveitar e reciclar.

Fonte: Saiba mais em www.akatu.org.br

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *