A Prática do 5S como Ferramenta de Gestão – Experimente!

A prática do 5S no Brasil foi muito bem assimilada pelas empresas e até mesmo pelas organizações públicas tendo como destaque a sua facilidade de implantação e os inúmeros benefícios da sua adoção.

Constituído pelos Sensos: Utilização ou Descarte, Limpeza, Ordem ou Organização, Higiene e Saúde e Padronização/Auto Disciplina, os nossos 5S aculturados ao ambiente brasileiro nos trouxe grandes resultados no combate as perdas/desperdício, melhoria do meio ambiente, redução de custo e melhoria da qualidade do ambiente, processos e produtos.

O 5S também é destaque no Sistema Toyota de Produção, além do Just In Time, do Total Quality Control, Kaizen e outros métodos eLean_Manufacturing_guardachuva técnicas consagradas de gestão que tiveram origem no Japão.

No guarda chuva dos métodos e ferramentas que compõem a filosofia do Lean Manufacturing (Produção enxuta) aparece 5S/housekeeping dentro da sua característica e aplicação nas formas dos 5 sensos que já explicitamos.

Nossa experiência com o 5S tem detalhes curiosos como no caso da implantação do projeto em uma escola onde os alunos estavam cursando o pré-primário no município de Vitória (Escola Crescer). Esta experiência foi importante principalmente pela resposta e atitude construtiva daquelas crianças perante o método aplicado levando-o para as suas residências. A experiência prática fez parte de um projeto do então Programa de Especialização em Gestão da Qualidade – PEGQ, advindo de uma ação coordenada do Ministério da Ciência e Tecnologia com recursos do Banco Mundial.

GAF_2017.05.01_12h21m31s_004_Há que se destacar outra boa experiência ocorrida durante o trabalho de consultoria que desenvolvemos na Cia. Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, que administrava os portos de Natal e Areia Branca no estado potiguar.

Além das costumeiras aplicações nas áreas administrativa, gestão portuária, oficinas de manutenção, também chegamos às embarcações que estavam sucateadas e encostadas na área portuária. Na foto a coordenadora, administradora Reneide e colegas de trabalho do porto de Natal. Ao fundo percebe-se os quadros de gestão à vista do Projeto 5S, Metodologia de Análise e Solução de Problemas e do método de Reuniões Produtivas.

Com forte influência positiva no comportamento dos colaboradores o projeto 5S deve ser estimulado fortemente pelos diretores e gerentes das organizações como base para motivação e busca de melhores resultados.

Aqui no ES temos centenas de empresas que já adotam a metodologia do 5S  no setores de transporte, metalmecânico, elétrico, construção civil, agronegócios entre outras.

5S PROJETO

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *