Humanidades – Dicas de um líder de sucesso.

Começando nossa conversa com o grande Chaplin em uma belíssima citação: “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.“ — Charlie Chaplin . Referência: https://citacoes.in/autores/charlie-chaplin/
Por mais que estejamos certos da verdade e munidos da mais alta técnica e profundo conhecimento não é demais afirmar que nada fará sentido se não tocarmos o coração das pessoas. Dizem, com muita propriedade que um dos maiores atributos do ser humano é a Empatia, ou seja, a capacidade de nos colocarmos psicologicamente no lugar da outra pessoa e ver o mundo com os olhos dela. Tudo muda neste instante.
Recentemente vi na internet um quadro cuja simplicidade e verdade são de uma pureza cristalina, e nos faz refletir sobre o que realmente queremos da nossa vida tão atribulada e cheia de “razões” que a própria razão desconhece. Senão vejamos: DEZ COISAS QUE NÃO EXIGEM TALENTO – dicas simples e objetivas para o enfrentamento de uma era onde existem muitos CHEFES e poucos LÍDERES.
Impressionante como existem espalhados por este mundo de Deus tantos chefes egocêntricos, donos da verdade, prepotentes e arrogantes. Poderíamos gritar um sonoro “Deus me livreeeeee” não é mesmo?
Estamos vivendo novas experiências em um mundo global e digital onde as coisas parecem adquirir velocidade própria e exponencial onde erros e acertos são multiplicados em uma velocidade incrivelmente assustadora.
As Dez Coisas Que Não Exigem Talento atribuídas a Betânea Machado nos choca e chega a estremecer nossas práticas humanas dos dias atuais. São elementos tão simples que ao mesmo tempo são difíceis de aplicação na vida diária, ou seja, talvez fácil para um líder gestor e quase impossível para um chefe ao estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Como dizia Deming (Out of the Crisis), “ninguém disse que a transformação e os resultados seriam fáceis…” – comentário desse que foi um dos maiores gurus de gestão empresarial que o mundo conheceu.
A facilidade em gerenciar eficazmente com as pessoas, vai depender das lideranças que aprenderem a exercer sua capacidade em fazer com que estas pessoas se mobilizem rumo aos bons resultados esperados e para isto os 10 itens vão se resumir em “humanidades”.
Acredito que os 10 itens vão parecer extremamente óbvios assim como o “Bom senso” que a maioria de nós julga já possuir em boa medida.
De pouco vai adiantar os maiores conhecimentos que você possa colecionar em sua vida, especialmente os conhecimentos técnicos, se não se conseguir exercitar as “humanidades” tão simples e ao mesmo tempo tão difíceis.
No final o que sempre fica é o seguinte: Chefe é chefe, já o líder é gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *