Solucionando Problemas – habilidades gerenciais na prática

Hoje estamos fazendo uma parceria interestadual com Meirelane do Rio de Janeiro. Estamos aproveitando seus conhecimentos para falar sobre atitude frente aos problemas através de seu texto preciso e correto.

Vamos ao texto:  “Para resolver um problema, é preciso antes identificá-lo, mas de nada adianta fazê-lo, se não houver empenho em resolvê-lo.

Pode ser bonito, feio, grande, pequeno, fácil ou difícil, mas se é um problema, precisa ser resolvido.

Para muitos líderes, “identificar problemas” significa “buscar culpados”, e com isso, sem perceber, acabam dedicando maior atenção e foco ao problema do que à sua solução.

Se, por exemplo, ao iniciar uma reunião para tratar de determinado problema, o líder pergunta: “Porque este problema aconteceu?”, na maioria das vezes receberá boas desculpas e algumas respostas defensivas, porém, se preferir iniciar esta mesma reunião com uma pergunta diferente, algo como: “Pessoal, o que nós podemos fazer para resolver este problema, e evitar que aconteça novamente?”, provavelmente conseguirá resultados muito melhores, porque com esta simples pergunta, o líder transmite às pessoas que está mais interessado na resolução do problema do que em sua causa (em buscar culpados), e que conta com a ajuda de todos para solucioná-lo.

Obviamente, em algum momento será preciso identificar a causa do problema, mas isso acontecerá de maneira natural, sem que seja necessário instituir um caça às bruxas”

Meirelane Rosa
Rede de Qualidade e Excelência em Gestão RJ
#Rededequalidadeeexcelenciaemgestarj

Um comentário em “Solucionando Problemas – habilidades gerenciais na prática”

  1. Gratidão Prof Getúlio pelo Aprendizado.
    Continuamos persistentes na caminhada pela Excelência.
    Compartilhando conhecimentos e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *