Competitividade Brasil 2019/2018 – Relatório CNI

Já disponível no site da Confederação Nacional da Indústria – CNI o relatório anual de diagnóstico da competitividade do Brasil em relação a 18 países selecionados. Este trabalho tem sido feito desde 2012 e os resultados não são nada bons para o país. Embora alguns fatores estejam tendo leve crescimento, o resultado final consolidado nos mostra que continuamos no penúltimo lugar, à frente somente da Argentina.

No quadro geral a seguir veremos a situação 2019/2018 com a classificação geral na primeira linha e também a classificação por item de avaliação – Veja:

No destaque em amarelo no final do quadro estão os países que fazem parte do estudo escolhidos de acordo com a metodologia de pesquisa cujo documento oficial encontra-se na íntegra em https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/competitividade-brasil-comparacao-com-paises-selecionados/ .

Nosso comentário final é que passamos mais um ano onde os esforços para a melhoria de resultados ainda não surtiram os efeitos esperados e necessários para um grau de competitividade nível mundial – Temos muito trabalho pela frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *