
O método 5G vem do World Class Manufacturing – WCM, e tem na solução de problemas o seu ponto forte. Seu objetivo é restaurar as práticas mais adequadas e mais eficazes dos processos que envolvem um sistema produtivo.

O MÉTODO 5G
O objetivo do método 5G é garantir o cumprimento e aplicação de normas, para estabelecer ou restabelecer as atitudes corretas para melhorar a produtividade. (Reduzir perdas, custos e melhorar continuamente os resultados pelo Kaizen/inovação).
Segundo https://tuliomartins.com.br, 5G é uma metodologia para a descrição e análise de um fenômeno de perdas (defeitos, avarias, anomalias de funcionamento, etc.).
De acordo com De Queiroz e De Oliveira (2018), os princípios dos 5G são utilizados para identificar a causa raiz de um problema e eliminá-lo. Assim são eles: Gemba (lugar onde as coisas acontecem), Gembutsu (examinar o objeto/material – produto, máquina, ferramenta), Genjitsu (checar os fatos e dados), Genri (análise dos princípios de funcionamento dos processos e seu conhecimento – siga a teoria) e Gensoku (avaliação de cumprimento dos procedimentos padrão). Ainda de acordo com o autor, através desses conceitos a descrição do problema realizada de modo a entender o problema em detalhe.
Portanto, ir ao local do problema é um dos temas mais importantes a serem destacados, é preciso entender de fato o que está acontecendo e deve ser uma das ferramentas iniciais na resolução dos problemas.
A metodologia 5G tem como objetivo estabelecer disciplina na sequência das atividades. Assim, a ferramenta consiste em:
- Gemba: local onde o problema ocorre;
- Gembutsu: examinar materiais envolvidos no problema;
- Genjitsu: descrição precisa e quantificada do problema;
- Genri: princípios mecânicos e físicos (teoria) que regem a operação;
- Gensoku: Padronização da operação.
Dessa forma, com esses cinco passos é possível em muitas situações identificar a causa raiz de um problema e eliminar sua ocorrência.
Como ferramenta no puro estilo japonês de gerenciamento devemos levar em conta o fator disciplina com persistência, típico dos técnicos e gestores nipônicos que não desanimam enquanto os problemas ou melhorias não são efetivados.
Não deixe de ler: Taiichi Ohno – Gestão dos Postos de Trabalho. Bookman, e também Hubert Rampersad & Anwar El-Homsi, TPS Lean Seis Sigma, Qualitymark Editora
