Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa

Apresentamos hoje uma forma divertida de entender a metodologia de Análise e Solução de Problemas, MASP como diria o mestre Falconi.

A sequencia do método nos pontos de 1 a 4 acima nos leva ao levantamento das possibilidades de problemas, desvios ou não conformidades para em seguida buscar ou determinar a importância, urgência e enfim, a prioridade do fato.

Os passos seguintes vão nos levar a busca das soluções onde são aplicadas as ferramentas apropriadas na avaliação dos processos, brainstorming das propostas de solução, exame causa e efeito, determinação das soluções prováveis e sua experimentação, implantação das medidas de correção e melhorias e finalmente a comparação entre o antes e o depois observando-se os ganhos atingidos.

O comportamento aqui simplificado e ilustrado é típico dos grupos participativos onde a gerencia setorial da empresa não só permite mas estimula e treina o seu pessoal para a constante vigilância e detecção de problemas através dos trabalhos estruturados no modo do Círculos de Qualidade, Grupos Kaizen, Grupos Zero Defeitos entre outros.

A ideia central e preponderante é, através de uma gerencia participativa,  ativar a capacidade vigilante dos seus pequenos grupos, motivados e treinados, na busca constante de solução de problemas e melhorias de processos.

Vamos praticar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *