1.864 – Liderança e Comunicação como fatores de resultados positivos na organização

Contribuição do amigo, Prof. Luiz Carlos Gianello para o Blog Gestão e Resultados.

Desde os primeiros estudos de administração, estas duas habilidades foram objeto de estudos e exigências no desenvolvimento das organizações, principalmente com as contribuições da Escola de Relações Humanas e da Escola Psicológica.

Como sabemos, estas habilidades de liderança e comunicação devem ser atualizadas constantemente, pois acompanham a evolução da sociedade e da tecnologia, exigências atuais das gerações que atuam nas organizações.

As palavras liderança e comunicação são poderosas e mudam as organizações, em conjunto com as demais habilidades que um cargo de comando exige, que tocam na mente e no coração dos subordinados e colaboradores, fluindo para sua força, confiança, pertencimento, retenção de talentos, motivação, entre outros relacionamentos positivos para ambas as partes.

Comunicar-se com maestria significa conectar-se verdadeiramente com sua equipe, estabelecendo um contato psicológico entre dois ou mais colaboradores.

A liderança, ao criar um pacto psicológico com seus subordinados, com sua hierarquia e com seus pares, promovem encontro entre pessoas que descobrem uma forte identificação, um denominador comum, que os tornam cumplices, semelhantes e obstinados para a conquista dos objetivos da organização.

A primeira regra para o sucesso é: SABER OUVIR.

Ouvir, na sua essência é: 

1 – Estabelecer um relacionamento interpessoal onde haja disposição para escutar um ao outro, buscando cooperação e foco comum.

2 – Sentir as palavras do outro.

3 – Estar atento aos gestos e a postura.

4 – Olhar olho no olho.

5 – Compreender o não dito.

Familiarizar-se com os seus interlocutores, conhecer seus valores, seus propósitos e seus princípios ajuda mais do que falar, pois é necessário, saber OUVIR.

Nós da KEYSTONE, desenvolvemos cursos sobre liderança, em que tratamos estes assuntos com maior interesse no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Seja um líder e um comunicador eficiente na sua organização.

Prof. Luiz Carlos Gianello. Atuou por vários anos na Volkswagen do Brasil – São Bernardo – SP – nos programas de Qualidade Total e Círculos da Qualidade e atualmente é professor na Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Exerce também suas habilidades e conhecimentos como consultor organizacional pela  Keystone Consultoria. Contato: [email protected]

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