1.917 – A Dinâmica do Trabalho em Equipe e a Produtividade

Hoje falaremos sobre a gestão de pequenos grupos enfatizando a importância do trabalho em equipe na prevenção e solução de problemas nas empresas e também nas organizações públicas.

POR QUÊ TRABALHAR EM EQUIPE?

Trabalhar em equipe pode trazer vários benefícios, dentre os principais estão:

  1. Maior produtividade: quando as pessoas trabalham juntas em equipe, elas podem dividir tarefas, compartilhar conhecimentos e habilidades, e trabalhar de forma mais eficiente, o que pode aumentar a produtividade.
  2. Melhoria da qualidade do trabalho: a colaboração entre os membros da equipe pode ajudar a identificar problemas e erros mais rapidamente, permitindo que sejam corrigidos antes que se tornem maiores. Além disso, a combinação de diferentes perspectivas e habilidades pode levar a soluções mais criativas e inovadoras.
  3. Aumento da satisfação/motivação no trabalho: trabalhar em uma equipe pode criar um senso de comunidade e pertencimento, e pode ser mais motivador e agradável do que trabalhar sozinho. Além disso, a sensação de que você está contribuindo para um objetivo maior pode aumentar a satisfação no trabalho.
  4. Desenvolvimento de habilidades interpessoais: trabalhar em equipe pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação, colaboração, liderança e resolução de conflitos, que são importantes em qualquer ambiente de trabalho.
  5. Melhor uso dos recursos: uma equipe pode aproveitar melhor os recursos disponíveis, como tempo, dinheiro e conhecimento, do que um indivíduo trabalhando sozinho. Um dos bons exemplos é a prática do KAIZEN, onde as melhorias são obtidas com o uso da criatividade e menores custos de implantação.
  6. Compartilhamento de responsabilidade: quando se trabalha em equipe, a responsabilidade é compartilhada entre todos os membros, o que pode ajudar a reduzir a pressão e o estresse em cada indivíduo.
  7. Gerente é o líder e promotor do trabalho em equipe: podemos afirmar que a liderança pelo gerente na sua área de atuação é fator preponderante para o sucesso das ações participativas.

Em resumo, trabalhar em equipe pode trazer muitos benefícios para os indivíduos, gestores e para a organização como um todo. No entanto, é importante lembrar que a colaboração efetiva em equipe requer uma comunicação clara, um senso de comprometimento e um esforço contínuo para resolver conflitos e manter o foco no objetivo comum: Melhor qualidade, menores custos, diferenciação/inovação e aumento da PRODUTIVIDADE.

Bons exemplos não faltam. Unindo metodologias e ferramentas focadas na melhoria de processos, serviços e produtos, empresas como a Vale e a antiga CST, hoje ArcelorMittal sempre apostaram no trabalho em equipe através da formação dos Circulos de Controle da Qualidade, CCQ’s e também em outras modalidades como o Movimento Zero Defeito e os recentes Grupos Kaizen em atuação na planta da WEG de Linhares ES.

Além dos vários Congressos Brasileiros da Qualidade, realizados em nossas terras capixabas, é bom salientar o belíssimo trabalho da União Brasileira para a Qualidade – UBQ, na sua versão MG, promovendo anualmente um dos maiores eventos temáticos do Brasil, o famoso “O GRANDE ENCONTRO” que reúne a nata dos grupos participativos apresentando seus trabalhos focando solução de problemas e melhorias contínuas. Fique atento e visite o site da UBQ no www.ubq.org.br – o próximo evento deverá ocorrer em Outubro 2023.

Concluímos nossa abordagem de hoje deixando nossa homenagem ao Pai dos CCQ’s e pioneiro da Qualidade no Japão, Kaoru Ishikawa, que muito fez para valorizar e popularizar suas atividades no mundo inteiro.

Da mesma forma o nosso reconhecimento e agradecimento aos amigos da Kawasaki Steel Corporation – KSC,  que nos possibilitou o aprendizado nos anos 80 com foco no Total Quality Control – TQC e nos seus Thinking Groups – TG’s.

Concluindo com uma reflexão do Pai da Administração, o guru Peter Drucker:

“Ao que me parece, os líderes que trabalham da maneira mais eficiente nunca dizem “eu”. E isso não porque tenham se exercitado para nunca dizer “eu”. Eles não pensam “eu”. Pensam “nós”, pensam “Equipe”. Compreendem que seu trabalho é fazer a equipe funcionar. Aceitam a responsabilidade e não esquivam, mas o mérito vai para o “nós”. Peter Drucker, escritor (1909-2005), Administração da organização sem fins lucrativos. (1990)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *