1.918 – Os 7 Atributos da Empresa Vencedora e o destaque da Inovação

Comentando os 7 Atributos

Analisando uma amostragem de excelentes empresas no mercado podemos listar alguns dos muitos atributos que podem contribuir para o sucesso de uma empresa vencedora. Alguns dos mais importantes incluem:

  1. Inovação: As empresas vencedoras geralmente são inovadoras, desenvolvendo produtos ou serviços únicos e diferenciados que atendem às necessidades dos consumidores de uma maneira nova e criativa.
  2. Foco no cliente: Estão sempre focadas em fornecer a melhor experiência possível para seus clientes, ouvindo suas necessidades e fornecendo produtos e serviços que atendam  e muita vezes até superam as suas necessidades.
  3. Liderança forte: Geralmente têm líderes fortes e eficazes, que são capazes de inspirar e motivar sua equipe, tomar decisões difíceis e liderar a empresa na direção certa. São líderes sintonizados com o ponto 1 de Deming, cuja base é a “Constância de Propósitos”
  4. Cultura organizacional: Têm uma cultura organizacional forte e positiva, que promove a colaboração, a criatividade e a inovação, e atrai e retém os melhores talentos.
  5. Agilidade e adaptabilidade: As empresas vencedoras são ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado e às novas tendências, mantendo-se à frente da concorrência.
  6. Excelência operacional: São capazes de entregar seus produtos e serviços com alta qualidade, eficiência e consistência, garantindo a satisfação do cliente e a eficácia dos processos internos.
  7. Visão clara e estratégia sólida: Concluindo, as empresas vencedoras têm uma visão clara do seu propósito e uma estratégia sólida para alcançar seus objetivos de negócios a médio e longo prazos, mantendo-se fiéis aos seus valores fundamentais.

Para fechar o raciocínio acrescentamos aos nossos 7 atributos uma visão geral do livro FEITAS PARA DURAR (veja a seguir) que contribui para somar conceitos e práticas na temática proposta. Faça sua análise.

“Feitas para Durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias” é um livro escrito por Jim Collins e Jerry I. Porras, que apresenta uma extensa pesquisa sobre empresas bem-sucedidas e duradouras. O livro analisa 18 empresas visionárias que prosperaram por pelo menos 50 anos, explorando as práticas, estratégias e valores que as tornaram excepcionais e únicas.

Os autores identificam seis características principais compartilhadas por essas empresas, que incluem a construção de uma visão duradoura e uma ideologia central, a preservação de uma cultura forte e consistente, o estabelecimento de uma liderança sólida e comprometida, a busca constante pela inovação e a excelência operacional, além de uma abordagem estratégica e flexível em relação a mudanças e desafios.

O livro oferece insights valiosos para líderes empresariais e empreendedores que desejam construir empresas duradouras e bem-sucedidas, destacando a importância de uma visão clara, uma cultura forte, liderança comprometida e uma abordagem estratégica sólida para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Observa-se que os textos se complementam e dão destaque aos pontos mais fortes da análise, concorda?

O Atributo INOVAÇÃO

Nas abordagens constatamos que o termo INOVAÇÃO aparece como uma base para tornar a empresa bem sucedida e competitiva. Como trabalhar a INOVAÇÃO? Vejamos a seguir:

Pergunta-se, quais são as principais etapas ou fases da INOVAÇÃO nas empresas?

As principais etapas de um processo de inovação nas empresas podem variar de acordo com a abordagem e metodologia adotadas, mas geralmente incluem as seguintes:

  1. Identificação de oportunidades de inovação: Nesta etapa, a empresa procura identificar oportunidades para inovar em seus produtos, serviços, processos ou modelo de negócios. Isso pode envolver a análise do mercado, concorrência, tendências e necessidades dos clientes.
  2. Geração de ideias: Uma vez identificadas as oportunidades, a empresa busca gerar ideias para inovar. Isso pode ser feito por meio de brainstorming, design thinking, co-criação com clientes, método KJ (Kawakita Jiro) ou outras abordagens.
  3. Seleção de ideias: Nem todas as ideias geradas serão viáveis ou relevantes para a empresa. Nesta etapa, é necessário selecionar as ideias mais promissoras para seguir adiante. Esta seleção pode ser feita com a ferramenta do GUT – Análise de Gravidade, Urgência e Tendência.
  4. Desenvolvimento de protótipos: As ideias selecionadas são desenvolvidas em protótipos que possam ser testados e avaliados. Isso pode envolver a criação de produtos mínimos viáveis (MVPs), modelos de negócios ou outros tipos de protótipos.
  5. Testes e validação: Os protótipos são testados e validados para avaliar sua viabilidade, eficácia e aceitação pelo mercado e pelos clientes.
  6. Implementação: Se os testes e validações forem bem-sucedidos, a empresa pode seguir adiante com a implementação da inovação em sua operação.
  7. Monitoramento e avaliação: Depois de implementada, a inovação deve ser monitorada e avaliada continuamente para garantir sua eficácia, eficiência e impacto no negócio. Isso pode levar a melhorias contínuas (Kaizen) e a novas oportunidades de inovação.

Os caminhos estão claros e necessitam de grande aplicação e aprofundamento de todos nós. Nossa experiência real na USIMINAS e também na antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, hoje ArcelorMittal nos mostrou o quanto devemos agir para a promoção do trabalho em equipe com profunda atuação dos líderes, gerentes das áreas participantes, buscando o Kaizen/Melhorias contínuas e a Inovação (Kayriô) com a ajuda e participação da antiga sócia, Kawasaki Steel Co. Bons momentos, belos dias e excelentes resultados econômicos.

Bibliografia recomendada:

Nossos agradecimentos aos parceiros e instituições que apoiam e motivam o nosso Blog Gestão e Resultados na sua missão. Em breve, com grande festa estaremos comemorando 2.000 posts. Aqui vai a primeira parte destes fantásticos parceiros:

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