1.932 – A Academia Brasileira da Qualidade e o Brasil perdem grande líder

O texto a seguir foi produzido pela Diretoria de Comunicação da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade ABQ, sob a gestão do amigo Haroldo Ribeiro e presidência do colega Jairo.

Momento triste para todos nós: “Morre Alysson Paolinelli, Ex-ministro da Agricultura e principal responsável pelo sucesso e expansão da agricultura tropical sustentável no Brasil. Denominado “O Patrono da agricultura tropical”.
É com profunda tristeza que a Academia Brasileira Qualidade compartilha o seu pesar pela perda de um dos maiores brasileiros da fase contemporânea do nosso País, vítima de complicações provocadas por uma forte pneumonia.
Paolinelli é mineiro de Bambuí, nascido em 1936 (86 anos). Tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal.
Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil.
Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.
Implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico.
Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira: Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, Deputado Constituinte, Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).
Voltou a ser secretário de Agricultura no governo Hélio Garcia e permaneceu no cargo até 1978.
Em 2006 foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Atualmente exercia o cargo de Presidente Executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).
Em 2019 foi concedido ao ex-Ministro da Agricultura, Engº Alysson Paolinelli, o Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade pelos assinalados serviços prestados ao agronegócio brasileiro, inclusive no seu desenvolvimento no Cerrado, graças ao aprimoramento de técnicas e práticas pela Embrapa. Na foto com os Acadêmicos da ABQ, Francisco Paulo Uras,  Eduardo Guaragna e Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto.


Além disto, a ABQ endossou as indicações feitas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), de Alysson Paolinelli para o Prêmio Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022.
Uma grande perda para o nosso país. Nossos sentimentos para familiares e amigos.

Veja mais no site da ABQ – www.abqualidade.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *