1.962 – Repensar nossa vida, caminho e metas a serem atingidas em 2024

O ano começou e o desafio de fazê-lo diferente, criativo, inovador e produtivo também teve o seu início. Essa atitude nos lembra do KAIZEN PESSOAL onde acreditamos e trabalhamos para a nossa melhoria contínua ano após ano, sempre na busca do melhor desempenho de cada um de nós como base para a melhoria do desempenho dos outros que convivem conosco na busca de um mundo melhor.

As figuras que vamos mostrar a seguir já são nossas velhas conhecidas. As dicas permanecem as mesmas de antes de 2024, o que muda agora é a Fé, Coragem, Persistência e Determinação para o atingimento dos objetivos e metas.

Vamos às nossas dicas maravilhosas:

DICA 1 – O TEMPO

Podemos dizer que o tempo é um recurso não renovável e portanto o tempo que se vai nao volta jamais. Nosso passado já se foi, o futuro é uma incognita e o tempo presente está em nossas mãos. A hora é agora! Não deixe para depois o que precisa ser realizado, consolidado e produtivo nesta oportunidade única.

DICA 2 –  MELHORAR DE FORMA CONTÍNUA

O Kaizen é uma técnica de origem nipônica que se traduz em um comportamento disciplinado e criativo ao mesmo tempo.

Busca-se diariamente, o tempo todo, oportunidades para melhorar o que temos em nossa rotina como também nos planos e metas que ao longo do tempo estamos tentando cumprir.

Outro ponto importante é sair do individual e buscar o trabalho em equipe conjugando ideias, soluções criativas e inovadoras e resultados que devem ser celebrados.

DICA 3 -AÇÃO  FOCADA NO  CLIENTE.   

Esse é o grande segredo do sucesso de organizações e empresas. Saber e atender as expectativas dos clientes é uma estratégia de grande efeito prático para a sobrevivência e crescimento. Agrega-se em um outro nível mais desafiador o termo prático “SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE”. Esta estratégia exige mais estudos, ciência, tecnologia e inovação para provocar este comportamento na cliente, portanto, no mercado que atua.

Trabalhos de marketing, pesquisas, interação permanente com o mercado e tendências são fundamentais.

DICA 4 – USE MÉTODOS DE GESTÃO 

A utilização de Métodos de Gestão e ferramentas acessórias dão aos gestores e equipes a confianção necessária para dominar a rotina, controlar os indicadores e promover o Kaizen/Inovação em todos os processos vitais.

O MÉTODO PDCA popularizado pelo grande Guru da Qualidade, Dr. Deming é simples e tremendamente objetivo em suas etapas, ou seja, PLANEJAR/PESQUISAR, DESENVOLVER/EXECUTAR, CONTROLAR os indicadores chaves e AGIR nas melhorias.

DICA 5 – VALORIZE O TRABALHO EM EQUIPE 

A sinergia entre os participantes e colaboração de todos focados nos objetivos traçados é de fundamental importância para o sucesso no atingimento dos objetivos e metas. As equipes devem ser lideradas e não chefiadas. Devem ser treinadas nos métodos e ferramentas de gestão aprimorando a capacidade criativa através do uso de ferramentas e métodos como o PDCA, 5W2H, PROJETO 5S, CEP, BRAINSTORMING, KAIZEN e tantos outros de grande importância para se chegar ao resultado: PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE. 

São apenas 5 dicas valiosas mas que requerem grande esforço, principalmente pela liderança. Vamos experimentar?

 

 

 

 

 

 

 

2 Respostas para “1.962 – Repensar nossa vida, caminho e metas a serem atingidas em 2024

  1. Fico pensando sempre que estas técnicas nunca vão se exaurir . Outras que virão serão melhorias destas que são básicas para o desenvolvimento pessoal e de qualquer pessoa ou investimento . Entendo que todas estas técnicas são oriundas do melhor manual de qualidade já escrito desde os primórdios da era DC. Este manual se chama Bíblia . Nela encontramos o que a cultura japonesa adotou, ou seja a sistematização do óbvio . Fazer o certo, correto e que seja bom, o qual, encontramos logo no início do livro dos Genesis. Tudo o que Deus fez é “BOM”. Entendemos este Bom, como adequado e necessário. Ou seja :
    Com qualidade , com custo adequado, atendendo a nossa necessidade, correto, justo e seguro .
    Obrigado pelo material enviado, certamente o usarei . Forte abraço e breve retorno ao nosso convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *