1.963 – Os Mandamentos dos Lideres Altamente Produtivos

FOTO EM DESTAQUE – Gestão e Resultados na estrada…

Estaremos em Brisbane QLD, Australia, até o final de fevereio/24 e nossa missão está focada no conhecimento de atrações turísticas, qualidade da infraestrutura e sentir o comportamento das pessoas, entender a história da cidade (2,6 milhões de habitantes) e do país,  na medida do possível. Impressiona a beleza arquitetonica das antigas e novas construções por onde passamos: Sydney, Sun Coast, Gold Coast entre outras. Ao longo das novas postagens iremos relatando novidades e curiosidades dessa belíssima viagem. Aguardem e vamos em frente! Na foto, predio de restaurante äs margens do Rio Brisbane, o Breakfast Creek Hotel. Fantástico!

NOSSO TEMA DE HOJE: LIDERANÇA

Apresentamos hoje a nossa visão e prática do que podemos nominar de  “10 mandamentos” básicos que se apliquem a todos os Líderes Altamente Produtivos, pois cada pessoa e contexto organizacional é único, podemos portanto, oferecer uma lista geral de mandamentos que muitos líderes produtivos seguem. Estes mandamentos ou princípios podem variar de acordo com a abordagem e valores individuais.

Na ilustração, nossa representação em desenho do grande líder empresarial japonës, Akio Morita da SONY. Sua liderança trouxe ao mercado de produtos eletrônicos uma verdadeira revolução. Falecido em 3 de Outubro de 1999, deixou um grande e importante legado para os novos empreendedores.

A estruturação aqui apresentada faz parte de mais de meio século de experiência prática com organizações onde listamos, Minas Instituto de Tecnologia MIT – Minas Gerais (Dr.Talmir Canuto), Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – USIMINAS, Cia Siderúrgica de Tubarão – CST/ArcelorMittal (Dr. Arthur Gerardth/José Armando F. Campos), FINDES (Dr. Marcos Guerra), Governo do RN (Dr. Iberê Ferreira de Souza), entre outros que muito agregaram ao conhecimento prático da liderança focada em resultados.

Vamos aos nossos princípios/mandamentos:

  1. OBJETIVOS E METAS – Defina objetivos e metas claras: Tenha objetivos claros e mensuráveis para si mesmo e para a equipe, a fim de orientar o foco e esforço. Onde você quer chegar? Para responder de forma concisa e pragmática recomenda-se exercitar um SWOT. O tempo aplicado no método será recompensado na caminhada.
  2. TAREFAS – Priorize as tarefas: Identifique e concentre-se nas tarefas mais importantes e urgentes para alcançar os objetivos estabelecidos.
  3. DELEGAÇÃO – Delegue eficientemente: Saiba como delegar tarefas de maneira eficaz, confiando na equipe e capacitando os membros a assumirem responsabilidades.
  4. COMUNICAÇÃO – Desenvolva habilidades de comunicação: Comunique-se de forma clara, concisa e eficaz para garantir que as informações sejam compreendidas e a equipe esteja alinhada.
  5. FEEDBACK – Crie uma cultura de feedback: Estimule um ambiente onde a comunicação aberta e o feedback construtivo são valorizados para promover a melhoria contínua.
  6. TEMPO – Gerencie o tempo eficientemente: Utilize técnicas e métodos de gestão do tempo, como o uso de ferramentas de gestão do tipo 5W2H, o método PDCA, Cronogramas/Redes Pert CPM, para maximizar a produtividade e evitar a sobrecarga de trabalho. Softwares como o Trello, Runrun.it, Pipefy, Heflo, entre vários outros podem ser adotados, seja individualmente ou pela empresa no geral, para ajudar os profissionais a administrar suas demandas e projetos, além de possibilitarem a realização de outras operações importantes para a rotina. A ilustração ao lado foi dedicada ao saudoso amigo Pádua, na época, Superintendente do Alto Forno da CST.
  7. SAÚDE – Cuide da saúde mental: Priorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e promova um ambiente que incentive a saúde mental e o bem-estar da equipe. Uma equipe alegre, motivada e focada produz resultados incríveis.
  8. DESENVOLVIMENTO – Fomente o desenvolvimento da equipe: Invista no desenvolvimento profissional da equipe, promovendo oportunidades de aprendizado e crescimento. Participe de seminários, congressos, concursos e procure interação setorial através de visitas e missões técnicas que possam motivar e elevar o conhecimento sistêmico dos colaboradores.
  9. INOVAÇÃO – Esteja aberto à inovação: Esteja disposto a adotar novas ideias e métodos, promovendo uma cultura de inovação e adaptabilidade. Aproxime-se das faculdades, universidades, federações, centros tecnológicos, entre vários outros centros de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação
  10. ATITUDE – Aprenda com os erros: Encare os desafios como oportunidades de aprendizado, e promova uma cultura onde os erros são vistos como uma parte natural do processo de crescimento.

Lembre-se de que esses princípios ou mandamentos podem variar dependendo do setor, da cultura organizacional e das características específicas da liderança. Adaptá-los aos contextos específicos é fundamental para a eficácia do líder e a obtenção dos melhores resultados de Qualidade, Inovação e Produtividade.

Recomendamos uma visita ao site da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, www.abqualidade.org.br , onde empresários, gestores líderes e colaboradores de organizações empresariais e públicas poderão acessar farto material voltado aos temas discutidos na forma de entrevistas, artigos, livros em pdf, conteúdos de seminários, lives entre outros de forma totalmente gratuita – Imperdível!

Concluindo, algumas reflexões sobre a liderança:

“Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.”

Fernando Pessoa , Livro do Desassossego, por Bernardo Soares. São Paulo: Montecristo, 2012

“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”

Sócrates

“Um líder é um vendedor de esperança.”

Napoleão Bonaparte

“Questionar quem deve ser o chefe é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar.”

Henry Ford

“Acredito que, em última análise, que a função do líder é espalhar a fé, motivação e esperança dentro de um foco ajustado e compartilhado.”

Getúlio A. Ferreira 

3 Respostas para “1.963 – Os Mandamentos dos Lideres Altamente Produtivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *