Corretor pré-Covid x Corretor pós-Covid: como se reposicionar para faturar mais

Precisamos falar sobre a maneira como temos trabalhado. Já é sabido que a quarentena acelerou as transformações para os corretores de imóveis e a expectativa é de que as adaptações se tornem rotina. Mesmo os corretores mais experientes já sentiram e, ainda que neguem, não tem como esconder que as coisas mudaram absurdamente.

Tempos atrás, comentei em minhas redes sociais, que havia três perfis de profissionais que encontrei no mercado:

1) Profissionais completamente afeitos à mudança tecnológica: profissionais de venda interessados em entender tudo o que se passa através das plataformas de comunicação, como redes sociais, ferramentas de interação através do digital e coisas dessa natureza.

Boa parte desses profissionais ainda não tem muita experiência no mercado imobiliário convencional, mas estão mais interessados em aprender de maneira ávida, buscando, cada vez mais, se atualizar.

2) Profissionais híbridos: são os curiosos. Ora eles mexem um pouquinho com redes sociais, ora não. Consideram a dicotomia entre dedicar tempo para fazer as coisas do mundo off-line versus as coisas do mundo on-line.

3) Profissionais sem interesse pela tecnologia e mudanças: muitos com histórico de vendas invejável e com uma bem-sucedida história no mundo dos negócios.

São 3 tipos de resultados oriundos desses perfis:

1) Existe o profissional que vende mais.

2) Existe o profissional que não vende tanto assim.

3) E aquele que não vende nada.

A associação entre os três resultados e os três perfis é… nenhuma!

Ainda!!

O que acontece é que, se você é um profissional que não tem interesse algum pela tecnologia, mas tem uma rede de contatos muito boa, ainda vai ter excelentes resultados de venda.

Você pode ser um profissional totalmente imerso nas tecnologias e, ainda assim, não ter nenhum resultado em vendas ou vice-versa.

O fato é que, o híbrido, aquele que está no meio do caminho, sai como menos favorecido nesse contexto.

Vamos fazer uma transição

É importante entender que vamos ter que fazer uma transição, então, em algum momento, você vai precisar passar por essa transição híbrida, onde você está fazendo muitas coisas do mundo off-line juntamente com as coisas do mundo on-line.

Claro, não haverá nenhum profissional que faça somente uma coisa. Nós, de alguma maneira, seremos híbridos para sempre, mas o fato é que, se você já tem experiência no mundo off-line, já deveria estar se alimentando das coisas necessárias para poder estar atualizado no mundo digital.

Você tem uma boa oratória? Sabe manipular uma câmera? Sabe manipular um drone? Sabe tirar uma foto das áreas do seu empreendimento? Sabe o que é storytellring? Sabe o que é AIDA?

Sabe o que é posicionamento no Google Ads? Sabe fazer uma campanha? Sabe trabalhar com layouts, ainda que sejam os mais básicos? Edição de vídeo?

Se acha que tudo isso é outro dialeto, então, realmente precisa se adaptar ao novo mundo dos negócios para o mercado imobiliário.

Oferta de cursos acessíveis

Hoje, a boa notícia, é que a oferta de cursos que ensinam todas essas habilidades é muito acessível e, às vezes, até mesmo gratuita. Você pode encontrar cursos que vão fazer, do A ao Z, por apenas R$ 25 em muitas multiplataformas de ensino a distância.

Essas habilidades são facilmente aprendidas e, obviamente, o que você precisa, acima de tudo, é estar aberto às mudanças.

Mesmo que você tenha um histórico de vendas invejável, mesmo que venda muito sem o uso das tecnologias, não pode negar que sua rede de relacionamentos já está conversando com profissionais que entendem sobre tudo o que acabei de dizer.

Tecnologia e conectividade

Quanto mais o tempo passa, mais profissionais estarão envolvidos nesse mundo novo e menos as pessoas vão querer buscar informações ligando para você. As pessoas vão preferir obter informações acessando as plataformas digitais. As mídias ajudam a amplificar vozes e ganhar dinheiro.

Por isso, esse posicionamento deve ser tomado agora e você precisa entender que a mudança não pergunta e nem explica, ela apenas acontece.

Quanto mais rápido você se abrir à essas mudanças, maior será o proveito.

Em outras oportunidades, vamos falar de algumas dicas para que você se adapte rapidamente e quais são os perfis que precisa ter, além das novas habilidades necessárias para o mundo 4.0!

Te vejo no próximo IMVC!

Acompanhe nossos conteúdos no @ContadoAbreuOficial.

Estica o braço que é tudo seu, põe na conta do Abreu!

Thiago Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *