Economia

Bolsa de Tóquio fecha em alta com mercado em busca de pechinchas

Bolsa de Tóquio fecha em alta com mercado em busca de pechinchas Bolsa de Tóquio fecha em alta com mercado em busca de pechinchas Bolsa de Tóquio fecha em alta com mercado em busca de pechinchas Bolsa de Tóquio fecha em alta com mercado em busca de pechinchas

Tóquio – As ações negociadas em Tóquio fecharam em alta nesta quinta-feira, marcando a maior variação positiva da bolsa em três semanas. O desempenho foi influenciado, principalmente, por uma maior estabilidade na cotação do dólar e nos preços do petróleo, o que tornou o cenário mais favorável para compras de curto prazo e uma busca dos investidores por pechinchas.

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 1,86%, a 17.108,70 pontos, o maior nível desde 19 de dezembro. Há um esforço para manter o índice a um patamar próximo de 17 mil pontos, depois da tendência de queda do dólar ante o iene iniciada no fim de dezembro e do nervosismo do mercado alimentado por recuos nos preços das commodities, incertezas na zona do euro e crescimento mais lento da economia chinesa.

Uma queda maior do que esperada nas vendas do varejo norte-americano e um fraco resultado no balanço trimestral do JPMorgan, divulgados ontem, pioraram a percepção. “No entanto, com a desvalorização acumulada de quase 6% da Bolsa de Tóquio desde 24 de dezembro, o mercado aproveitou para comprar ações baratas”, disse Tatsunori Kawai, estrategista-chefe da kabu.com Securities.

Além disso, falta de dados econômicos fundamentalmente bons ou animadores para alimentar a onda levou muitos investidores a acreditar que o mercado se beneficiou, em grande parte, de companhias controladas pelo governo ou fundos de pensão públicos.

“É impossível apontar com precisão, mas o Banco do Japão e seus aliados dos fundos de pensão públicos parecem estar fazendo um monte de compra de ativos”, disse Kawai. “Uma queda para um patamar abaixo de 16.300 pontos colocaria o Nikkei em uma faixa de negociação anterior a um afrouxamento do BOJ, o que seria indesejável”, disse Daisuke Uno, estrategista da Sumitomo Mitsui Banking Corp.

Uma leve valorização do dólar ante o iene contribuiu para uma melhora entre as empresas japonesas exportadoras, que vendem seus produtos na moeda norte-americana e, dessa forma, elevam seus lucros. No noticiário corporativo, a TDK avançou 3,9% e a Fanuc fechou em alta de 1,0%. A Suzuki encerrou com ganho de 4,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.