Se você tem simpatia por veículos elétricos, mas sempre usou como desculpa a falta de estrutura de carregadores nas estradas, vai ter que arrumar outra desculpa. Pelo menos se passa pela BR-101. A via, administrada pela Ecovias Capixaba, já tem carregadores em 8 das 12 bases de atendimento ao longo da rodovia. E até o ano que vem serão pontos de carregamento em todas as 12 bases. E sabe quanto custa para carregar? Nada. É de graça.
Os pontos de carregamento fazem parte da estratégia de sustentabilidade e economia da Ecovias Capixaba. Nesse sentido, o plano da empresa é ter carros guincho elétricos para atender todo o trecho. Do mesmo modo, os pontos de carregamento estarão a uma distância aproximada de 80km um do outro. Ou seja, dá pra percorrer todos os 460 km da BR-101 sem medo de ficar pelo caminho.
Onde estão carregadores em operação da BR-101
- Base 2: Conceição da Barra – KM 42,3 – Sentido Norte
- Base 3: São Mateus – KM 86,3 – Sentido Sul
- Base 4: Linhares – KM 123,8 – Sentido Norte
- Base 6: Ibiraçu – KM 210,8 – Sentido Norte
- Base 8: Cariacica – KM 279,3– Sentido Sul
- Base 9: Guarapari – KM 321,3 – Sentido Norte
- Base 10: Anchieta – KM 359,6 – Sentido Sul
- Base 11: Itapemirim – KM 399,3 – Sentido Norte
O histórico da BR-101
A concessão original da BR-101, em 2013, teve problemas e atrasos nas obras. Nesse sentido, o contrato não teve cumprimento em sua totalidade, principalmente no que diz respeito à duplicação da rodovia. Do mesmo modo, a concessionária enfrentou dificuldades em obter o licenciamento ambiental e o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Para resolver os impasses e garantir investimentos, foi preciso otimizar a concessão. Em um novo leilão, em junho deste ano, a EcoRodovias foi a única proponente e venceu a licitação para continuar operando a rodovia sob um novo contrato, agora com a marca Ecovias Capixaba. Nesse sentido, a assinatura do novo contrato prevê investimentos de cerca de R$ 10 bilhões.
O novo contrato traz uma série de mudanças e compromissos que visam solucionar os problemas do passado. São eles investimentos imediatos iniciando obras de duplicação em trechos estratégicos, como entre Ibiraçu e Fundão e em partes do Sul do estado. A previsão é de 172,8 km de duplicações, 41,1 km de faixas adicionais e 33,6 km de vias marginais.
O novo contrato prevê a instalação de 167 câmeras de CFTV, monitorando cerca de 70% do trecho, o que melhora a segurança e a agilidade no atendimento de ocorrências.
Houve ainda mudanças nas tarifas de pedágio, incluindo isenção para motociclistas e descontos para usuários frequentes e que utilizam tags de pagamento automático.